Secções
Entrar

Países Baixos vencem perante Roménia e selam "quartos"

Lusa 02 de julho de 2024 às 20:47

Golos de Cody Gakpo e de Donyell Malen apuraram os Países Baixos para os quartos de final do Euro2024 de futebol.

Os golos de Cody Gakpo e de Donyell Malen apuraram esta terça-feira os Países Baixos para os quartos de final do Euro2024 de futebol, ao valerem o triunfo sobre a Roménia (3-0), num embate dos 'oitavos' com amplo domínio neerlandês.

REUTERS/Fiona Noever

O tento de Gakpo, aos 20 minutos, desfez o equilíbrio que pautou o começo do jogo de Munique, intenso por ambas as partes, e lançou a seleção orientada por Ronald Koeman, antigo treinador do Benfica, para uma exibição repleta de ocasiões até Malen, jogador saído do banco após o intervalo, apontar os golos da 'tranquilidade', aos 83 e aos 90+3.

Ao derrotar o conjunto romeno, que disputou pela segunda vez a fase a eliminar de um Campeonato da Europa, a seleção neerlandesa melhorou o desempenho do Euro2020, prova em que foi eliminada nos oitavos de final, pela República Checa, e vai encontrar, no sábado, em Berlim, o vencedor do duelo de hoje entre Áustria e Turquia.

Pela segunda vez frente a frente num Campeonato da Europa, depois do triunfo 'laranja' no Euro2008 (2-0), as equipas proporcionaram um início com velocidade nos ataques e remates prontos, como aconteceu nas tentativas de Xavi Simons, aos seis minutos, e de Dennis Man, a rasar a trave, aos 14.

O primeiro jogador a tirar proveito do espaço concedido por ambos os conjuntos foi Cody Gakpo, ao fletir da esquerda para dentro frente a Andrei Ratiu, antes de colocar a bola junto ao poste direito, num remate que Florin Nita foi incapaz de travar, mesmo tocando na bola.

A seleção de amarelo respondeu numa jogada coletiva que terminou com o remate ao lado de Stanciu, mas a energia de Dumfries no lado direto, a criar 'brechas' na defesa romena, elevou a 'rotação' da 'laranja mecânica', amplamente dominadora nos últimos 20 minutos da primeira parte.

O conjunto de Koeman ameaçou novo golo num cabeceamento de De Vrij, aos 26 minutos, num lance em que Dragusin negou o desvio final a Depay, aos 31, e noutro remate de Xavi Simons, aos 44, perante uma adversária sem lateral esquerdo de raiz a partir dos 32 minutos, face à lesão de Mogos, substituído por Racovitzan, e à ausência do habitual titular, Bancu, castigado.

Ainda mais 'vertiginosa' pela direita após o intervalo, com o recém-entrado Malen no lugar de Bergwijn, a seleção neerlandesa também realizou ataques rápidos pelo corredor central e ameaçou as redes contrárias num lance de Depay, marcado por uma série de ressaltos, aos 54 minutos, e num cabeceamento de Van Dijk ao poste, aos 57.

Cody Gakpo retomou o protagonismo com dois remates defendidos pelo guardião romeno, aos 59 e aos 62, e introduziu a bola na baliza contrária, num lance anulado por fora de jogo, aos 63, antes das tentativas de Veerman e de Depay.

Autor do golo inaugural, o avançado do Liverpool insistiu para manter a bola sobre a linha final e assistir Donyell Malen para o golo que praticamente sentenciou o desafio, antes de o extremo do Borussia Dortmund 'bisar' nos segundos finais, em contra-ataque.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela