Secções
Entrar

Pacheco Pereira recusa estar a apoiar Marisa Matias

09 de dezembro de 2015 às 11:51

Historiador reage às críticas de sociais-democratas por participar num fórum promovido pela bloquista e diz que, "para já" não apoia ninguém

O social-democrata José Pacheco Pereira afirmou que, "para já", não apoia qualquer candidato às eleições presidenciais e reconhece ser incómoda a sua situação no PSD.

Em entrevista à Antena1, o historiador e colunista (escreve na SÁBADO e também noPúblico) diz que não apoia para já ninguém, uma coisa é participar em colóquios sobre presidenciais outra é apoiar candidaturas. E, se vier a tomar posição, isso só irá acontecer na segunda volta.

Contudo, elogia Marisa Matias, Sampaio da Nóvoa e Marcelo Rebelo de Sousa pela campanha que considera corajosa.

A prevista participação de Pacheco Pereira no Fórum de Ideias para um País Mais Justo e Solidário promovido por Marisa Matias, candidata com o apoio do Bloco de Esquerda, provocou críticas dos sociais-democratas.

Um militante desconfortável
À Antena1, o historiador elogia Marcelo Rebelo de Sousa e diz que "até pode vir a ser um bom apoio para um governo de esquerda", acrescentando que corresponde àquilo que era o PSD e "que hoje infelizmente não é".

José Pacheco Pereira confessa estar desconfortável neste PSD, lembrando que Sá Carneiro nunca quis que este fosse um partido de direita e defendendo a necessidade de construir um novo centro político.

Questionado acerca da sua opção por continuar a ser do Partido Social Democrata, o ex-líder parlamentar responde que é uma dúvida que coloca a si próprio muitas vezes, mas realça que evita choques com os estatutos partidários e nunca apoiou qualquer candidatura contra o partido "o que não significa que apoie a candidatura do PSD".

As críticas no partido
Notícias hoje divulgadas referem que alguns dirigentes do PSD consideram que o historiador devia tomar a iniciativa de sair do partido.

"Na vida política de Pacheco Pereira, a única coisa que é incoerente é continuar a ser militante do PSD", refere Duarte Marques, em declarações ao jornal i.

O ex-dirigente social-democrata Ângelo Correia transmite que "Pacheco Pereira deseja ser provocado e ser mártir. A vontade dele é manter-se no PSD e esperar que o partido lhe aplique alguma sanção".

"Eu também sei que há muito mais gente no PSD que concorda com aquilo que eu digo do que as pessoas imaginam", salientou à Antena1 Pacheco Pereira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela