Secções
Entrar

Oxfam denuncia venda de armas do Reino Unido à Arábia Saudita

11 de setembro de 2015 às 10:40

País terá infringido as leis internacionais que proíbem o comércio de armas quando há risco de que sejam usadas em crimes de guerra

O Governo britânico vendeu armas à Arábia Saudita que foram utilizadas em ofensivas contra o Iémen, alimentando "uma das maiores crises humanitárias do mundo", denunciou hoje a organização internacional Oxfam.

A ONG acusa o Reino Unido de infringir as leis internacionais que proíbem o comércio de armas quando há risco de que sejam usadas em crimes de guerra.

Por seu lado, Londres defendeu que as armas vendidas à Arábia Saudita não estão directamente relacionadas com a campanha de bombardeamentos contra os rebeldes xiitas, que causaram a morte a milhares de civis iemenitas.

A organização recordou também que 84% da população do Iémen precisa de ajuda humanitária urgente para enfrentar o conflito que atinge o país.

Mark Goldring, director executivo da Oxfam, assinalou que "o Reino Unido participa materialmente, através da exportação de armas e apoio militar, na campanha de bombardeamentos no Iémen" e instou o Governo a procurar "soluções políticas antes que seja tarde demais" para evitar outra crise de refugiados como a que vive a Síria.

Goldring destacou que existe um "paradoxo" na forma como o executivo britânico enfrenta o problema iemenita já que, por um lado, "o seu departamento de desenvolvimento internacional está a fazer grandes esforços para ajudar os civis" e, por outro, "está a alimentar um conflito que causa sofrimento humano". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela