Secções
Entrar

Onde se paga 117 mil euros por uma casa de 12 metros quadrados?

27 de setembro de 2016 às 12:17

Apartamentos só aguentaram algumas horas à venda na China. Terão sido construídos e vendidos ilegalmente

A venda de nove casas, com apenas 12 metros quadrados, por 880.000 yuan (117 mil euros), na cidade de Shenzhen, sul da China, causou polémica no país, devido ao actual momento no sector imobiliário, relatou a imprensa oficial.

Os apartamentos foram vendidos no passado fim de semana, apenas algumas horas após terem sido colocados no mercado pela agência imobiliária local Zhongzhi.

O quarto, com seis metros quadrados, desempenhava também a função de sala de estar, com uma cama que se dobrava e encaixava no armário, descreveu a agência oficial Xinhua.

1 de 4


A venda destas habitações com dimensões diminutas tornou-se viral na internet chinesa, alimentando debates sobre a "bolha" no sector imobiliário nas maiores cidades do país, onde os preços têm vindo a subir nos últimos meses, e levou as autoridades a abrir uma investigação.

Segundo a investigação preliminar, os apartamentos foram construídos e vendidos ilegalmente, tendo a Zhongshi sido obrigada a anular os contratos e devolver o dinheiro aos compradores.

Segundo a lei chinesa, as habitações para uso residencial no país não podem ter menos de 22 metros quadrados de espaço utilizável.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela