Secções
Entrar

Oliveira Costa falta à leitura do acordão do caso BPN

24 de maio de 2017 às 11:23

Colectivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN já deu início à leitura do acórdão

A leitura do acórdão do processo principal do caso BPN pode demorar várias horas. Segundo a notícia avançada pela Lusa, o colectivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão às 10h30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa.

Segundo a Sic Notícias, os principais factos da acusação no caso BPN estão a ser dados como provados. 

1 de 6
Foto: Cofina Media
Foto: David Martins / Correio da Manhã
Foto: Lusa

Inicialmente agendada as 10h, houve um atraso na sessão relacionado com a ausência do mandatário de Hernâni Ferreira, um dos arguidos do processo, que foi o único que viu o Ministério Público deixar cair as acusações de crime de burla qualificada por falta de provas.

De resto, o juiz presidente revelou que o fundador do Banco Português de Negócios (BPN), José Oliveira Costa, era para estar presente hoje no tribunal, mas foi operado em 10 de Maio e o seu estado de saúde agravou-se durante a última noite. Os outros três arguidos que não se apresentaram hoje perante o colectivo de juízes são Isabel Cardoso, Telmo Reis e Francisco Sanches.

Ainda antes de iniciar a leitura do acórdão, Luis Ribeiro avançou que a acusação de crime de aquisição ilícita de acções de que eram alvo Oliveira Costa e Francisco Sanches prescreveu.

O juiz disse que, neste crime específico, o prazo de prescrição são seis anos, pelo que, face à data de referência de 31 de Janeiro de 2008, a prescrição deu-se a 31 de Janeiro de 2014.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela