Secções
Entrar

OE2022: BE diz que a proposta do Governo representará "corte real nos salários"

13 de abril de 2022 às 19:12

"Este orçamento não responde por isso à maior parte das pessoas", diz Mariana Mortágua.

O BE considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2022 vai representar um "corte real nos salários", acusando o Governo de ganhar com a inflação, mas não devolver à sociedade para a compensar.

"O ministro das Finanças acabou por confirmar que o orçamento que apresenta é em tudo igual ao orçamento que já tinha sido apresentado para 2022, com uma diferença: existe agora uma inflação de 4% que vai erodir os salários e o poder de compra dos portugueses", disse aos jornalistas a deputada do BE Mariana Mortágua numa primeira reação ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), hoje entregue e apresentado pelo Governo.

Na análise da bloquista, o "Governo não pode mais repetir a ideia de que apresenta um orçamento sem cortes", antecipando que aquilo que se vai assistir "na economia de 2022 é um corte generalizado nos salários".

"Este orçamento não responde por isso à maior parte das pessoas", defendeu.

Segundo Mariana Mortágua, "é um milagre o que o Governo faz", já que "é um milagre prever em baixa o crescimento real da economia, mas também prever em baixa o défice".

"Este milagre só é possível porque o Governo ganha com a inflação, mas não devolve à sociedade para compensar essa inflação", acusou.

Questionada sobre como irá votar o BE a proposta do executivo, a deputada não respondeu diretamente, mas recordou que os bloquistas consideram que o orçamento, "como foi apresentado na sua versão original inicial não respondia aos problemas estruturais do país", tendo então merecido o voto contra do partido.

"Este orçamento tem uma agravante: acrescenta a esses problemas um novo problema, que é um corte real nos salários de todos os trabalhadores deste país", acrescentou, deixando antever que o BE voltará a votar contra.

O ministro das Finanças entregou hoje no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2022 que mantém a economia numa rota de recuperação, ao mesmo tempo que procura mitigar os impactos da escalada de preços devido à guerra na Ucrânia.

O Governo reviu em ligeira baixa a projeção de crescimento económico para 4,9%, face aos 5% no cenário macroeconómico, apresentado em 25 de março no Programa de Estabilidade para o período 2022-2026, mas manteve previsão de um défice de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.

A proposta de OE2022 vai ser debatida na generalidade na Assembleia da República a 28 e 29 de abril, estando a votação final global marcada para 27 de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela