Secções
Entrar

OE2021: Pandemia custou ao Estado 4,6 mil milhões até julho

25 de agosto de 2021 às 22:51

O impacto da pandemia, tendo em conta a receita não cobrada e a despesa efetuada, totalizou 4.697,7 milhões de euros entre janeiro e julho.

A pandemia de covid-19 custou aos cofres do Estado 4.697,7 milhões de euros (ME) até julho, dos quais 485,4 ME por redução da receita e 4.212,3 ME por aumento de despesa, divulgou hoje a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

"Até ao final de julho, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da covid-19, bem como as que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 485,4 milhões de euros e a um aumento da despesa total em 4.212,3 milhões de euros", refere a DGO na Síntese de Execução Orçamental publicada hoje.

Assim, o impacto da pandemia, tendo em conta a receita não cobrada e a despesa efetuada, totalizou 4.697,7 ME entre janeiro e julho.

Do lado da receita, a DGO destaca o impacto da prorrogação do pagamento da autoliquidação do IRC estimado em 179,6 milhões de euros e isenção de pagamento da Taxa Social Única estimado em 203 milhões de euros no primeiro semestre.

Quanto à despesa, os apoios às empresas e ao emprego atingiram 2.331,1 ME, incluindo o programa Apoiar (995,9 ME), o apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade (473,1 ME) e o 'lay-off' simplificado (366,6 ME).

A DGO refere ainda as medidas de apoio ao rendimento das famílias (657,7 ME), destacando os apoios extraordinários ao rendimento dos trabalhadores (349,9 ME) e as medidas por parte do setor da saúde (805,6 ME), nomeadamente com recursos humanos, vacinas e equipamentos de proteção individual, medicamentos, testes e vacinas.

"Na ausência das despesas associadas às medidas no âmbito da covid-19, a despesa efetiva das Administrações Públicas teria crescido 0,8% face ao ano anterior (em vez de +3,7%) e a receita efetiva teria aumentado 6,6% (em vez de +8%)", pode ler-se na síntese da DGO.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela