Secções
Entrar

O que diz o boletim do Vaticano sobre o "estado crítico" do Papa

Lusa 22 de fevereiro de 2025 às 20:01

Francisco está hospitalizado há oito dias e tem pneumonia em ambos os pulmões. Continua desperto e passou o dia numa cadeira.

O Papa Francisco está em estado crítico e com prognóstico reservado, na sequência de uma crise respiratória asmática que obrigou a grandes fluxos de oxigénio, anunciou hoje o Vaticano.

Papa Francisco

De acordo com informação citada pela agência de notícias Associated Press (AP), o Papa recebeu também transfusões de sangue devido a um problema associado a anemia e encontra-se com mais dores do que na sexta-feira.

"O Santo Padre continua desperto e passou o dia numa cadeira, apesar de ter mais dores do que ontem [sexta-feira]; neste momento o prognóstico é reservado", lê-se no comunicado que está a ser divulgado pelas agências internacionais de notícias.

O Papa Francisco está hospitalizado há oito dias e tem pneumonia em ambos os pulmões.

"O Papa está fora de perigo? Não, o Papa não está fora de perigo", disse o professor Sergio Alfieri numa conferência de imprensa na tarde de sexta-feira no hospital romano Gemelli, onde o pontífice está a receber tratamento desde que foi hospitalizado.

"O verdadeiro risco nestes casos é que os germes passem para a corrente sanguínea", causando uma septicemia potencialmente fatal, explicou então.

É por isso que, "por uma questão de precaução", mesmo que esteja "ligeiramente melhor" e não esteja ligado a nenhuma máquina, deve ser mantido no hospital "pelo menos durante a próxima semana", acrescentou perante uma multidão de jornalistas.

Além disso, "serão necessários dias, ou mesmo semanas, para ver a eficácia [...] das terapias que estamos a utilizar", acrescentou.

No hospital, o Papa recebe os seus colaboradores mais próximos, lê, assina documentos e faz chamadas telefónicas.

Francisco foi hospitalizado em 14 de fevereiro inicialmente devido a uma bronquite, mas a Santa Sé revelou na terça-feira que tinha desenvolvido pneumonia nos dois pulmões, uma infeção potencialmente fatal do tecido pulmonar.

Esta hospitalização, a quarta desde 2021, está a causar grande preocupação, uma vez que o Papa já se encontra debilitado por uma série de problemas nos últimos anos, que vão desde operações ao cólon e ao abdómen a dificuldades de locomoção.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela