Secções
Entrar

News Corp e Facebook chegam a acordo para pagamento de notícias pela rede social

16 de março de 2021 às 07:10

"O acordo com o Facebook é um marco, em termos de transformação dos termos de troca para o jornalismo, ao ir ter um impacto significativo e material no nosso negócio de notícias australiano", disse o presidente executivo da News Corp, Robert Thomson.

A News Corp e a Facebook anunciaram que chegaram a acordo quanto ao pagamento pela partilha de notícias na rede social, depois de o governo ter aprovado leis que obrigam os conglomerados digitais a cobrir os custos do jornalismo.

O anúncio surgiu três semanas depois das novas leis terem sido aprovadas pelo parlamento australiano.

O grupo empresarial da comunicação social, baseado em Nova Iorque, com operações nos EUA, Reino Unido e Austrália, anunciou que tinha chegado a um acordo plurianual com a Facebook, que cobre os seus principais títulos australianos, bem como outros, regionais.

O acordo de pagamento segue-se a um similar realizado com a Google no mês passado.

A Sky News Australia, uma subsidiária da News Corp Australia, também alcançou um novo acordo, que prolonga e desenvolve o que já existia com o Facebook, segundo um comunicado da News Corp.

O acordo segue-se ao alcançado em 2019, mediante o qual as publicações da News Corp U.S. recebem pagamentos pelo acesso a notícias através da Facebook News.

"O acordo com o Facebook é um marco, em termos de transformação dos termos de troca para o jornalismo, ao ir ter um impacto significativo e material no nosso negócio de notícias australiano", disse o presidente executivo da News Corp, Robert Thomson.

O chefe do Facebook News Partnerships na Austrália e Nova Zelândia, Andrew Hunter, disse que os acordos com a News Corp Australia e a Sky News Australia "significam que mais pessoas na Facebook vão ganhar acesso a artigos noticiosos e vídeos da rede noticiosa nacional, metropolitana, rural e suburbana da News Corp".

Thomson agradeceu ao governo australiano por ter "tomado a posição dos editores" através das suas leis que poderiam forçar a Facebook e a Google a pagar pelo acesso a conteúdos noticiosos nas suas plataformas, se os dois conglomerados digitais não tivessem chegado a acordos justos.

A News Corp, cujo principal acionista é Rupert Murdoch, aora tem acordos estabelecidos com Facebook, Google e Apple para lhes dar acesso a produtos jornalísticos.

A Google foi mais rápida do que o Facebook a chegar a acordos com os grupos noticiosos australianos.

A Seven West Media era a única organização noticiosa relevante a ter anunciado um acordo de pagamento com a Facebook.

Um dia depois de a lei ter sido aprovada no parlamento australiano, a Facebook tinha anunciado acordos de pagamento com as organizações noticiosas independentes Private Media, Schwartz Media e Solstice Media.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela