Secções

Netflix cancela a rodagem de uma série na Turquia por discriminação sexual

22 de julho de 2020 às 14:00

"Por causa de um personagem gay não foi concedida a permissão de filmagem da série de televisão", criticou a guionista.

A plataforma Netflix cancelou as filmagens de uma série na Turquia depois de as autoridades terem impedido a autorização de rodagem devido à presença de um personagem gay, denunciou hoje a principal guionista do projeto. 

"Por causa de um personagem gay não foi concedida a permissão de filmagem da série de televisão. Isto é muito aterrador para o futuro", disse a guionista Ece Yorenc ao portal sobre cinema turco Altyazi Fasikul.

O cancelamento ocorre numa altura em que se verifica uma crescente preocupação das organizações não-governamentais e ativistas pelo incremento da retórica contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgénero) por parte das autoridades islamistas no poder na Turquia, e pelos líderes religiosos.

À medida que o número de subscritores da Netflix cresce na Turquia também a quantidade de programas de televisão produzidos no país para a plataforma de televisão.  

A série cancelada chama-se "If Only" e conta a história de uma mulher casada que viaja constantemente.

As filmagens deviam começar este mês mas a Netflix decidiu suspender as gravações na semana passada. 

O gigante da produção audiovisual decidiu cancelar a rodagem depois de reuniões com a autoridade audiovisual turca RTUK, não tendo aceitado as exigências do organismo.

A guionista explicou que não havia cenas de sexo ou contacto físico entre pessoas do mesmo sexo.

Mahir Unal, vice-presidente do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder, negou esta semana que a plataforma Netflix se vai retirar da Turquia e disse, através das redes sociais, que a empresa vai mostrar no futuro "uma maior sensibilidade pela cultura e pela arte turcas e com um espírito de cooperação".  

A Netflix também negou os rumores com a declaração: "Atualmente temos vários originais turcos em produção, e outros previstos, e esperamos compartir estas histórias com os subscritores em todo o mundo".

Apesar do cancelamento da produção, a guionista disse que a Netflix lhe pagou assim como vai pagar os vencimentos dos trabalhadores da série de oito episódios e que não foi filmada.

A homossexualidade não é crime na Turquia mas a posição oficial e social contra a comunidade LGBT tem vindo a aumentar.

A marcha do orgulho gay de Istambul tem sido proibida nos últimos cinco anos. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela