Secções
Entrar

Negrão eleito com mais votos nulos e brancos que válidos

22 de fevereiro de 2018 às 17:41

Um deputado que discordava das eleições recusou votar. Negrão substitui Hugo Soares.

Fernando Negrão foi eleito líder da bancada social-democrata, com 39% dos votos. Negrão conseguiu 35 votos favoráveis, 32 brancos e 21 nulos. Os votos brancos e nulos superam os válidos. 

1 de 5
Foto: Cofina Media

88 dos 89 deputados do grupo parlamentar do PSD votaram, mas Pedro Pinto recusou. O líder da distrital do PSD de Lisboa diz que não concorda com a eleição. Apoiou Santana e integra o grupo dos críticos de Rui Rio.

"Foi eleito o deputado Fernando Negrão para líder do grupo parlamentar com 39,7%", refere a acta da eleição lida pela assessora do grupo parlamentar do PSD.

De acordo com o regulamento interno do grupo parlamentar, "a Direcção é eleita pelo método maioritário, com o mandato de duas sessões legislativas".

Durante a tarde, os jornalistas tentaram esclarecer se este artigo significa que basta um voto a um candidato único para ser eleito ou se é necessário o voto favorável de metade de mais um dos deputados. No entanto, as interpretações dividem-se entre os próprios deputados sociais-democratas.

Este resultado significa que Fernando Negrão teve ainda menos votos do que a totalidade dos deputados que integravam as suas listas, compostas por 37 parlamentares, entre sete vice-presidentes, três secretários, 12 coordenadores e 14 vice-coordenadores.

Na quarta-feira, Negrão recusou colocar uma fasquia para assumir o cargo, dizendo que depois dos resultados faria a sua leitura e "tiraria as consequências".

Apenas o deputado Pedro Pinto não votou, tal como já tinha admitido na reunião do grupo em que foram anunciadas eleições antecipadas.

Fernando Negrão foi o único candidato à sucessão de Hugo Soares, que convocou eleições antecipadas para a liderança parlamentar depois de o novo presidente do PSD, Rui Rio, lhe ter transmitido a vontade de trabalhar com outra direcção de bancada.

Negrão apresentou uma lista de apenas sete vice-presidentes, contra os 12 anteriores, cinco dos quais foram apoiantes de Rui Rio.

Hugo Soares tinha sido eleito líder parlamentar em 19 de Julho do ano passado com 85,4% de votos, correspondentes a 76 votos favoráveis, 12 votos brancos e um nulo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela