Secções

ModaLisboa arranca quinta-feira e inclui projecto Global Fashion Exchange

06 de março de 2017 às 10:12

A 48.ª edição da ModaLisboa acontece entre quinta-feira e domingo, no Centro Cultural de Belém, e inclui a primeira edição do Global Fashion Exchange Lisboa, o projecto internacional de troca e sustentabilidade na Moda

A 48.ª edição da ModaLisboa, durante a qual serão apresentadas colecções para o próximo inverno, decorre entre quinta-feira e domingo no Centro Cultural de Belém (CCB) e inclui a primeira edição do Global Fashion Exchange Lisboa.

A primeira edição em Lisboa do projecto internacional de troca e sustentabilidade na Moda Global Fashion Exchange (GFX) é, a par do CCB como localização da semana da moda da capital portuguesa, a grande novidade desta edição da ModaLisboa.

O GFX, lançado em 2013 na Dinamarca, chega a Lisboa "para apresentar novas formas de sustentabilidade", explicou à Lusa fonte da ModaLisboa, incluindo iniciativas abertas ao público, com destaque para o mercado Swap, "uma pop up store [loja temporária] de vestuário, onde as pessoas trazem roupas que trocam por outras".

Para ter acesso ao Swap, é necessário levar, "obrigatoriamente, uma peça do seu próprio guarda-roupa".

No final do mercado, que decorre entre as 17h e as 19h30 de domingo, os artigos que não forem trocados serão entregues à empresa alemã I:CO, parceira da iniciativa, "que os vai reciclar e transformar em novos produtos, têxteis e materiais de construção".

Na senda do GFX Lisboa, as Fast Talks, de entrada livre, que se realizam na quinta-feira às 18h na Sala Luís de Freitas Branco dando início à 48.ª edição da ModaLisboa, terão como tema Sustentabilidade na Moda: Porquê e Como?.

O tema escolhido "foca o processo de produção e o consumo massificado da indústria da moda como causas de diversos problemas, tanto a nível ambiental como ético". A moderação fica a cargo da criativa Joana Barrios e a discussão conta com a participação de figuras como a responsável pela pelas colecções de alta-costura da Vivienne Westwood, Brigitte Stepputtis, da directora da The Boutique Ogilvy & Mather, Brooke Blashill, ou o director criativo, ilustrador e editor das edições do Japão e da China da revista Vogue, Marko Matysik.

As apresentações das colecções começam na sexta-feira pelas 18h30 com o Sangue Novo, projecto destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca, a abrir as hostilidades.

Nesta edição participam Alexandre Pereira, Carolina Machado, João Oliveira, Liliana Afonso, Mariana Laurência, Micaela Sapinho, Rita Afonso e Rita Carvalho.

O vencedor desta edição receberá um prémio da ModaLisboa no valor de cinco mil euros, um curso oferecido pela academia italiana de moda Domus Academy e terá a sua colecção à venda nas lojas The Feeting Room em Lisboa e no Porto. Além disso, um dos designers irá representar Portugal na próxima edição do festival holandês Fashion Clash, em Junho em Maastricht.

Também na sexta-feira serão apresentadas as colecções de David Ferreira, que foi desvendada Fevereiro em Londres, na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos), e de Ricardo Preto.

No sábado, os desfiles começam pelas 15h com Awaytomars, na plataforma LAB, sendo depois apresentadas as colecções de Ricardo Andrez, da marca de calçado e acessórios Eureka, de Kolovrat, de Filipe Faísca, da Mustra e de Luís Carvalho.

Para domingo estão marcados, a partir das 15h, os desfiles de Patrick de Pádua, Duarte (ambos na plataforma LAB), do francês Christophe Sauvat, de Valentim Quaresma, de Dino Alves, da angolana Nadir Tati e de Nuno Gama.

Os desfiles decorrem todos na Garagem Sul, à excepção dos de Ricardo Andrez e Kolovrat que irão acontecer no Museu Berardo.

A 48.ª edição da ModaLisboa decorre sob o tema Boundless [Ilimitado, em português] e, porque não se trata apenas de desfiles, durante os três dias regressa o Wonder Room, uma pop-up store de entrada livre, que conta com a presença de 17 marcas nacionais e que irá funcionar entre as 16h30 e as 22h de sexta-feira e as 14h e as 21h30 de sábado e domingo.

Nesta edição regressa também a Workstation, uma mostra fotográfica que irá sendo construída ao longo dos três dias pelas lentes de Arlindo Camacho, Carla Pires e Vera Marmelo.

Esta edição da ModaLisboa volta a contar com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que, além da cedência de espaços, contribui com uma verba. A 27 de Janeiro do ano passado foi aprovado um novo protocolo de cooperação entre a Câmara e a Associação ModaLisboa, que prevê a realização de seis edições (duas em 2016, duas em 2017 e duas em 2018).

Nesta edição o financiamento da autarquia é, excepcionalmente, de 377.500 euros. Aos 317.500 euros que têm sido atribuídos nas últimas edições, a Câmara aprovou em Fevereiro a transferência, "a título excepcional e apenas no âmbito da 48.ª edição", de 60 mil euros para o projecto GFX.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela