Secções
Entrar

Mikhail Pavlovich Matveev, o hacker russo que vale 10 milhões de dólares

Lusa 17 de maio de 2023 às 07:41

Hacker enfrenta uma pena superior a 20 anos de prisão pelo roubo de dados de agências governamentais.

Os Estados Unidos oferecem até 10 milhões de dólares por informações que levem à captura do 'hacker' russo Mikhail Pavlovich Matveev, que enfrenta uma pena superior a 20 anos de prisão pelo roubo de dados de agências governamentais.

Getty Images

"Tomamos esta ação devido ao papel de Matveev no roubo de dados a autoridades policiais, empresas e infraestruturas em todo o mundo", sublinhou esta terça-feira o porta-voz do Departamento de Estado, Matt Miller, em comunicado.

Além da recompensa de 10 milhões de dólares (cerca de 9,2 milhões de euros), o Departamento de Justiça apresentou duas acusações contra Martveev num tribunal do distrito de Columbia e outro no distrito de Nova Jersey, enquanto o Departamento do Tesouro impôs sanções financeiras contra o russo, noticiou a agência Efe.

Segundo a justiça norte-americana, Matveev, conhecido 'online' como Wazawaka, terá arrecadado 200 milhões dólares (cerca de 184 milhões de euros) em resgates pagos por vítimas de roubos de dados digitais desde 2020.

Desde a sua casa na Rússia, Matveev liderou três campanhas de roubo de dados -- LockBit, Babuk e Hive -- contra quase 3.000 vítimas, incluindo hospitais e agências governamentais.

Todos os ciberataques seguiram o mesmo 'modus operandi': os 'hackers' identificaram e obtiveram acesso ilegal a sistemas de computador, invadindo-os ou comprando credenciais de acesso roubadas, implantando 'malware' para roubo de dados e negociando um resgate com a vítima.

As autoridades norte-americanas acusaram Matveev em tribunal de conspirar para invadir equipamentos de informática protegidos e exigir resgate, pelo que o russo pode ser condenado a uma pena de prisão superior a 20 anos.

As sanções do Tesouro dos EUA bloqueiam todas as suas propriedades nos Estados Unidos e proíbem transações financeiras e comerciais com Matveev.

"Os Estados Unidos não tolerarão ataques de 'ransomware' contra o nosso povo e as nossas instituições", sublinhou o secretário adjunto do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson, em comunicado.

Segundo o Tesouro, 75% dos ciberataques relacionados com o roubo de dados estão associados à Rússia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela