Secções
Entrar

Maria Ressa dedica Prémio Nobel a Paz a todos os jornalistas

09 de outubro de 2021 às 13:02

A jornalista, de 58 anos, afirmou esperar que o Nobel a Paz conceda um escudo protetor aos jornalistas filipinos contra ataques físicos e ameaças online.

A vencedora filipina do Prémio Nobel da Paz, a jornalista Maria Ressa, dedicou este sábado o seu prémio a "todos os jornalistas o mundo" e prometeu continuar a sua luta pela liberdade de imprensa.

"É verdadeiramente para todos os jornalistas de todo o mundo", disse Maria Ressa numa entrevista à Agência France Presse (AFP), depois de esta sexta-feira ter sido distinguida pelo Comité Nobel Norueguês, com o jornalista russo Dmitry Muratov, pela luta de ambos pela liberdade de expressão nas Filipinas e Rússia, respetivamente.

"Nós realmente precisamos de ajuda em muitas frentes. É muito mais difícil e perigoso ser jornalista hoje", referiu na mesma entrevista.

Em 2012, Maria Ressa foi cofundadora da Rappler, uma plataforma digital de jornalismo de investigação que tem denunciado a violência associada à campanha antidroga lançada pelo regime do Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

Grupos de media filipinos e ativista dos direitos humanos saudaram a atribuição do Nobel da Paz a Maria Ressa considerando-o um "triunfo" num país apontado como um dos mais perigosos do mundo para os jornalistas.

A jornalista, de 58 anos, afirmou esperar que o Nobel a Paz conceda um escudo protetor aos jornalistas filipinos contra ataques físicos e ameaças online.

"O 'nós contra eles' não foi criado por jornalistas. Foi criado pelos que estavam no poder e queriam fazer um tipo de governação que divide a sociedade", afirmou a repórter, que descreveu o prémio como "uma dose de adrenalina".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela