Secções
Entrar

Maioria aprova projectos para encurtar prazos eleitorais

03 de julho de 2015 às 16:48

Os resultados eleitorais deverão passar a ser publicados cinco dias após as eleições em vez dos actuais 20

Os projectos do PS e maioria PSD/CDS para encurtarem os prazos eleitorais, entre convocação de eleições e formação do Governo, foram esta sexta-feira aprovados na generalidade com a oposição do PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes".

 

Nestes diplomas referem-se "prazos mínimos", no caso da marcação da data das eleições legislativas pelo Presidente da República - ponto em que se pretende passar dos actuais 60 (55 em caso de dissolução e interrupção da legislatura) para 45 dias.

 

Para encurtar prazos após as eleições, com o início de funções dos novos deputados e, por consequência, a posse do Governo, os socialistas pretendem que a publicação oficial dos resultados em Diário da República, no caso dos círculos eleitorais do território nacional, decorra ao fim de cinco e não após 20 dias, tal como acontece actualmente.

 

Já em relação aos quatro deputados dos dois círculos da emigração (Europa e Fora da Europa), o PS quer estabelecer um prazo máximo de oito dias após a eleição para se aceitar a entrada de correspondência "e mais três dias para se encerrar o processo de contagem e de apuramento".

 

Aqui, o projecto da maioria PSD/CDS abre a possibilidade de eleitores dos círculos de emigração poderem votar nos serviços consulares de Portugal espalhados pelo mundo, algo que o PS se opõe frontalmente, alegando temer "chapeladas" eleitorais.

 

Em matéria de emigração, o PS pretende eliminar a restrição de um cidadão com dupla nacionalidade se poder candidatar a deputado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela