Secções
Entrar

Londres suspende programa de treino do exército birmanês

19 de setembro de 2017 às 18:14

Londres suspendeu o seu programa de ajuda ao treino do exército birmanês devido à "violência contínua no estado de Rahkine" contra a etnia rohingya

Londres suspendeu o seu programa de ajuda ao treino do exército birmanês devido à "violência contínua no estado de Rahkine" e a "abusos dos direitos humanos", anunciou um porta-voz do Ministério da Defesa britânico.

1 de 5
Foto: Danish Siddiqui /Reuters
Foto: Mohammad Ponir Hossain/Reuters
Foto: Danish Siddiqui /Reuters

"Decidimos suspender os cursos até que haja uma resolução aceitável da situação", disse o porta-voz acrescentando que foi pedido às forças armadas birmanesas que tomassem "as medidas necessárias para acabar com a violência na região de Rakhine e proteger todos os civis".

Perto de 421 mil pessoas de etnia rohingya fugiram da Birmânia em menos de um mês devido à violência contra esta minoria, segundo as Nações Unidas, que estimam que três mil entre as cerca 23.000 crianças refugiadas sofram de subnutrição aguda.

A Birmânia, onde mais de 90% da população é budista, não reconhece cidadania aos rohingya.

Mais de um milhão viviam em Rakhine, onde sofrem crescente discriminação desde o início da violência sectária em 2012, que causou pelo menos 160 mortos e deixou aproximadamente 120 mil pessoas confinadas a 67 campos de deslocados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela