Secções
Entrar

Junta de São Bernardo suspende colaboração com associação acusada de ser "pró-russa"

03 de maio de 2022 às 17:16

Embora a Junta de São Bernardo não tenha "provas concretas" para confirmar ou desmentir estas afirmações, o executivo decidiu suspender a atividade da AAI nas suas instalações.

A Junta de São Bernardo, em Aveiro, suspendeu a colaboração com a Associação de Apoio ao Imigrante (AAI) sediada nas suas instalações e que tem sido referenciada como sendo "pró-russa", o que já foi negado pela coletividade.

A informação surgiu após a Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP) ter denunciado a existência de várias associações em Portugal a acolher refugiados ucranianos e que estão ligadas a organizações do estado russo, dando como exemplo a associação com sede em São Bernardo.

Embora a Junta de São Bernardo não tenha "provas concretas" para confirmar ou desmentir estas afirmações, o executivo liderado por Henrique Vieira (PSD/CDS/PPM) decidiu suspender a atividade da AAI nas suas instalações.

"Neste momento, devido a toda as suspeitas levantadas o executivo decidiu suspender a atividade da Associação na Junta de Freguesia. Até que tudo se esclareça, esta é a nossa posição", refere um comunicado da Junta de São Bernardo.

Na mesma nota, a Junta esclarece que toda a atividade da AAI foi sempre autónoma e que, nos últimos 10 anos, a presença da associação em São Bernardo foi "pontual".

Em declarações à Lusa, a presidente da AAI, Lyudmila Bila, negou ter qualquer colaboração com a Embaixada da Rússia ou com a Embaixada da Ucrânia, em Portugal. "Somos autónomos. Não temos colaborações com embaixadas. Só trabalhamos com o Alto Comissariado para as Migrações", afirmou.

Esta cidadã ucraniana referiu ainda que espera que a decisão da Junta de São Bernardo de suspender a atividade da AAI nas suas instalações seja temporária.

A líder da AAI garantiu ainda a continuidade do projeto educativo das aulas de português para refugiados ucranianos da associação, que estão a decorrer aos sábados à tarde na Escola n.° 1 de São Bernardo, envolvendo cerca de 35 alunos.

Na passada sexta-feira, em entrevista à SIC Notícias, o presidente da AUP, Pavlo Sadokha, disse que em Aveiro há uma organização de apoio ao imigrante, com Lyudmila Bila, que "também faz parte destas organizações pró-russas".

Posteriormente, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, afirmou a várias estações de televisão ter informações de que a associação com sede em São Bernardo é "pró-russa".

"Temos informações de que essa associação tem relações com a Rússia. É uma associação pró-russa", referiu Ribau Esteves, assegurando ainda que desde que foi eleito, a Câmara de Aveiro não concedeu qualquer apoio a esta associação, embora o tenha feito no tempo do seu antecessor, Élio Maia.

Em declarações à Lusa, o autarca lembrou que foi o primeiro político português a alertar que, no acolhimento aos refugiados, nem todos são pró-ucranianos, afirmando que havia em Aveiro cidadãos ucranianos a apoiar a chegada de refugiados que eram pró-russos.

Ribau Esteves esclareceu ainda que a autarquia tem como interlocutor da comunidade ucraniana um padre ortodoxo no acolhimento aos refugiados.

"Nós, em Aveiro, temos um interlocutor da comunidade ucraniana, o padre Vazil, pessoa a quem reconhecemos idoneidade e credibilidade e que nos ajuda a referenciar interlocutores complementares credíveis", explicou.

A AAI foi criada em 2001, na Junta de São Bernardo, com o propósito de integração dos imigrantes de leste.

Segundo informação disponibilizada na sua página na internet, a associação conta atualmente com 2.600 sócios de diversas origens e está aberta a todas as nacionalidades.

A AAI tem como papel principal facultar os direitos e deveres aos recém-chegados imigrantes para facilitar e agilizar a sua integração na sociedade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela