Secções
Entrar

Juncker: "UE não vai renegociar o Acordo de Paris"

14 de junho de 2017 às 10:38

O presidente da Comissão Europeia classificou a saída dos EUA do acordo como uma desilusão. Juncker acredita que esta decisão vai unir as outras nações

O presidente da Comissão Europeia assegurou esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que "a União Europeia não vai renegociar o Acordo de Paris" sobre o clima, apesar do abandono dos Estados Unidos, que classificou como uma desilusão.

"Os 29 artigos do acordo devem ser implementados e não renegociados. A acção climática não necessita de mais distracções. Passámos 20 anos a negociar, agora é tempo de agir, é tempo de implementar", declarou Jean-Claude Juncker, que foi ovacionado pelos eurodeputados.

Juncker disse que a UE está "desapontada" e "lamenta a decisão" da administração norte-americana liderada por Donald Trump de "abdicar da acção comum" no combate ao aquecimento global, mas sublinhou que a mesma "não significa o fim do Acordo de Paris".

Manifestou-se mesmo convicto de que a saída dos EUA "tornará o resto do mundo mais unido e determinado em trabalhar com vista à plena implementação" do "acordo histórico" assinado na capital francesa em 2015.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela