Secções
Entrar

Julgados suspeitos com ligações aos atentados de Bruxelas

09 de maio de 2016 às 13:15

O julgamento de sete suspeitos de ligações à célula terrorista que organizou atentados em Paris e Bruxelas começou hoje na capital belga

Os suspeitos foram detidos em Janeiro de 2015, na sequência de uma operação policial, em Verviers, a 120 quilómetro a Leste de Bruxelas.

Outras nove pessoas continuam a ser procuradas pelas autoridades e serão julgadas à revelia.

A polícia acredita que Abdelhamid Abaaud, suspeito de ter planeado os ataques de 13 Novembro de 2015, que mataram 130 pessoas em Paris, e que foi abatido num tiroteio dois dias depois, controlava a célula de Verviers a partir da Grécia.

A célula que organizou os atentados de Paris será a mesma que preparou os de Bruxelas, a 22 de Março, e que mataram 32 pessoas em explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maalbeck - todos reivindicados pelo Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico.

O principal acusado no julgamento que hoje se inicia - e se prevê que dure três semanas - é Maruane El Bali, que terá disparado sobre a polícia, numa troca de tiros em que dois suspeitos jihadistas morreram.

Os mortos foram identificados como Sofiane Amghar e Khalid Ben Larbi, que se juntaram ao Daesh, na Síria, em Abril de 2014.

A rusga em Verviers teve lugar duas semanas após um outro atentado, em Paris, contra o semanário satírico Charlie Hebdo e um supermercado de produtos judaicos e que causaram 17 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela