Secções
Entrar

Juiz reformado vai presidir ao inquérito ao incêndio de Grenfell

29 de junho de 2017 às 12:35

A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou o juiz reformado Martin Moore-Bick para presidir ao inquérito público ao incêndio na torre de apartamentos de Grenfell, que matou pelo menos 80 pessoas


1 de 4
Foto: Metropolitan Police
Foto: Metropolitan Police
Foto: Metropolitan Police
Foto: Metropolitan Police


A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou o juiz reformado Martin Moore-Bick para presidir ao inquérito público ao incêndio de 14 de Julho na torre de apartamentos de Grenfell, que matou pelo menos 80 pessoas.

Theresa May disse esperar um relatório preliminar "o mais depressa possível" para avançar com medidas de reparação.

Especialistas em segurança anti-incêndios manifestaram surpresa com a rapidez com que o fogo, que começou num frigorífico, se propagou a toda a torre, de 24 andares e 120 apartamentos.

As suspeitas recaem sobre o revestimento do edifício e avaliações feitas nos últimos dias revelaram que centenas de edifícios em todo o país têm o mesmo tipo de revestimento.

"Temos de chegar ao fundo do que ocorreu. Este inquérito não deixará nada por ver", afirmou May, num comunicado enviado ao parlamento.

"A prioridade é estabelecer a verdade, para tomar as medidas necessárias para evitar que volte a ocorrer uma tragédia semelhante", acrescentou.

A torre de apartamentos, situada no bairro de North Kensington, era de habitação social e nela residiam 400 a 600 pessoas, muitas imigrantes, incluindo portugueses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela