Secções
Entrar

José Mourinho despede-se com "honra tremenda" de Pinto da Costa

Lusa 15 de fevereiro de 2025 às 21:37

Pinto da Costa contratou José Mourinho em 2001/02 e o treinador conquistou, nos 'azuis e brancos', uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

O treinador português José Mourinho, campeão europeu pelo FC Porto em 2003/04, despediu-se hoje do antigo presidente dos 'dragões', Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, com "honra tremenda de fazer parte da sua história".

"'Mourinho, você foi o treinador que me deu mais alegrias'. As palavras são suas, presidente. As minhas são: 'sinto uma honra tremenda de fazer parte da sua história e agradecerei sempre a sua confiança e a influência que teve na minha carreira'. Assim nos despedimos quando, no verão passado, nos encontramos na sua amada cidade", escreveu o técnico português, atualmente no Fenerbahçe, na rede social Instagram.

Numa publicação com fotografias dos dois juntos, Mourinho aproveita para lembrar "o sorriso do primeiro dia, a alegria da última vez" que estiveram juntos. "O meu presidente", acrescenta.

AP Photo/Francisco Seco



Pinto da Costa contratou José Mourinho em 2001/02 e o treinador conquistou, nos 'azuis e brancos', uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, numa parceria de sucesso que viria a valer a 'Mou' a saída para o futebol internacional, a começar pelo Chelsea.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela