Secções

José Cid anuncia digressão para o verão

16 de maio de 2016 às 10:09

O cantor e compositor anunciou a realização de uma digressão, a partir de Junho, por várias arenas nacionais, em que se apresenta com um teclado e convidados

A digressão abre a 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na praça de touros de Estremoz, no Alto Alentejo, e, entre outras datas, ainda a anunciar, José Cid adianta 17 de Junho, quando actua na arena de Santarém, 16 de Julho, na de Setúbal, e, a última, 2 de Setembro, na arena de Santarém.

"Devo realizar cerca de dez concertos, em arenas nacionais, mais na orla marítima, apenas com voz e teclados, com dois ou três convidados, numa atitude em que sou DJ de mim próprio", disse o músico à agência Lusa.

"Em vez de enfrentar os touros, sou eu um músico a enfrentar 5.000 ou 10.000 pessoas", afirmou.

"O teclado proporciona toda a parte rítmica, que os DJ têm e, a partir daí, faço de DJ de mim próprio", reforçou o cantor, que adiantou que irá interpretar "as músicas que toda agente conhece", comoMenino prodígio,Na cabana junto à praia,20 anos,Cai neve em Nova Iorque,A minha música,Um grande, grande amor.

Entre os convidados, o músico conta com o DJ Paulino Coelho e os músicos Mário Mata e Gonçalo Tavares, "mas nada impede de convidar um ou outro amigo".

Esta é uma "digressão paralela" à de verão, já com 30 concertos, em que apresenta o temaOs rapazes do campo e as meninas da cidade, e em que actua com a suabig band habitual, composta por dez músicos, entre os quais Xico Martins, na guitarra eléctrica, ToZe, Ricardo e Manuel Marques, na secção de metais, Samuel, na bateria, Pepe, na viola baixo, Amadeu Magalhães, na flauta, viola acústica e cavaquinho, João Paulo Pereira, nas teclas, e Gonçalo Tavares, no coro.

No ano passado, o cantor e compositor de 74 anos realizou uma digressão por 25 localidades e, este ano, recebeu o Prémio Pedro Osório da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo álbumMenino prodígio.

Em 2009, a SPA entregou-lhe o Prémio Consagração de carreira e, na altura, proclamou José Cid como "um dos mais populares nomes de sempre da música portuguesa, triunfador de vários festivais em Portugal e no estrangeiro, e autor de alguns dos maiores êxitos musicais das últimas décadas".

Cid, nascido a 4 de Fevereiro de 1942, na Chamusca, representou Portugal no Festival da Eurovisão, em 1980, comUm grande, grande amor, classificando-se em 7.º lugar, e, no ano anterior, no festival da OTI, comNa cabana junto à praia, classificou-se no 3.º posto.

Em 1975, levou a cançãoOntem, hoje e amanhã ao Festival Yamaha de Tóquio, no qual foi distinguido com o Most Outstanding Performance Award.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela