Secções
Entrar

Imprensa estrangeira destaca "vergonha mundial" entre Belenenses SAD e Benfica

28 de novembro de 2021 às 11:04

"Vergonha", "noite triste" ou "farsa" são as palavras que enchem os jornais internacionais no que toca ao jogo entre o Belenenses e o Benfica.

A imprensa internacional deu eco ao surreal encontro de sábado entre Belenenses SAD e Benfica, que terminou aos 48 minutos, depois de os 'azuis', afetados por um surto de covid-19, terem ficado com apenas seis futebolistas.

"O jogo que nunca se devia jogar: vergonha mundial em Portugal", lê-se na página de abertura do sítio do jornal espanhol Marca, com uma imagem dos instantes iniciais da partida, em que as 'águias' deram o pontapé de saída no Estádio Nacional, em Oeiras.

Igual retrato elegeu o diário As para lembrar o "insólito" de os anfitriões terem iniciado o dueloda 12.ª jornada da I Liga com "nove jogadores, dois deles guarda-redes e apenas um da equipa principal", após um surto de covid-19 e 17 testes positivos no plantel.

O também espanhol Mundo Deportivoescreve "Vergonha! Belenenses SAD obrigado a jogar com nove contra o Benfica", num jogo que recomeçou com sete após o intervalo, tendo a lesão de João Monteiro antecipado o fim, quando os visitantes venciam por 7-0.

Em França, o jornal L'Équipequestiona como é que a partida decorreu numa "noite tão triste quanto incompreensível",enquanto a estação televisiva inglesa Sky Sports lembra que os "lutadores" pupilos de Filipe Cândido "foram forçados a nomear uma equipa".

A expressão "farsa" é partilhada por outros dois jornais britânicos, como Guardian a resumir as incidências de um "início caótico"do jogo e o Daily Mail a sublinhar o quão "constrangido" ficou o Belenenses SADao "ser forçado a alinhar com nove homens".

O duelo interrompido por "cenas extraordinárias" preencheu ainda manchetes em Itália, coma Gazzetta dello Sport a vincar uma situação "tumultuosa", e no Brasil, onde o Globo Esportecontextualizou a goleada do Benfica a um opositor com "guarda-redes na linha [como jogador de campo]".

"Os dias que antecederam o jogo foram de bastidores agitados. Pelo menos 11 jogadores do Belenenses SAD foram diagnosticados com o novo coronavírus. Segundo a imprensa portuguesa, a direção do clube não pediu o adiamento e a Liga manteve o jogo", conta.

Aquando da final antecipado, o Benfica, que subiu provisoriamente ao topo da I Liga, com 31 pontos, vencia por 7-0 o Belenenses SAD, 16.º, com oito, graças a um autogolo do brasileiro Eduardo Kau (primeiro minuto) e aos tentos do suíço Seferovic (14 e 39, de grande penalidade), do alemão Weigl (27) e do uruguaio Darwin Núñez (32, 34 e 45).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela