Secções
Entrar

Imperador japonês: "Espero que este ano seja pacífico"

02 de janeiro de 2020 às 08:01

O líder japonês desejou ainda que o ano de 2020 seja livre de "desastres naturais", na sua mensagem de Ano Novo, a primeira como imperador do Japão.

O novo imperador japonês, Naruhito, desejou esta quinta-feira um ano pacífico e sem desastres naturais para o Japão, na primeira mensagem de Ano Novo desde que assumiu o trono de Crisântemo. O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão em 1 de maio passado, no dia seguinte ao pai, Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

É tradição nesta época do ano o imperador saudar o povo a partir de uma das varandas do palácio imperial e proferir algumas palavras. "Espero que este ano seja pacífico, bom, sem desastres naturais", disse Naruhito. "No início do ano, expresso o meu desejo de felicidade às pessoas do nosso país e do resto do mundo", acrescentou.

Naruhito estava acompanhado pela imperatriz Masako e pelos imperadores eméritos Akihito e Michiko.

Naruhito e Masako têm uma filha, a princesa Aiko, de 17 anos, que a lei imperial não autoriza a assumir o trono. O irmão mais novo do atual imperador, o príncipe Akishino, de 53 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono, à frente do filho Hisahito, de 13 anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela