Secções
Entrar

Idai: Navio indiano com 300 toneladas de ajuda humanitária a caminho de Moçambique

29 de março de 2019 às 16:08

A bordo do navio com destino à cidade da Beira, seguem 300 toneladas de ajuda humanitária, incluindo medicamentos, vacinas, roupas, ferramentas e abrigos temporários.

Um navio da marinha indiana, o INS Magar, com 300 toneladas de medicamentos e equipamento a bordo está a caminho de Moçambique para participar nas operações de ajuda humanitária às populações afetadas pelociclone Idai.

Segundo a imprensa indiana, o INS Magar, um vaso de guerra, partiu de Bombaim na quinta-feira com destino ao porto da Beira, zona de Moçambique mais afetada pelo ciclone.

A bordo seguem 300 toneladas de ajuda humanitária, incluindo medicamentos, vacinas, roupas, ferramentas e abrigos temporários.

De acordo com o porta-voz de Defesa, citado pelo jornal The Times of India, o navio leva também um helicóptero que irá ajudar nas operações de socorro.

"Tem como destino o porto da Beira onde se se tornará no quarto navio da marinha indiana, depois dos INS Sujata, Shardul e Sarathi e de um esquadrão de treino, a juntar-se aos esforços de assistência humanitária em Moçambique", disse o responsável.

O NS Magar foi construído pela Shipmakers e Engineers Ltd., em Calcutá, e entregue à marinha indiana em 1987.

Nos últimos 30 anos, participou de várias operações navais, exercícios anfíbios e operações de assistência humanitária e resposta a desastres.

Também o Governo japonês enviou para Moçambique uma equipa especialista em socorro em gestão de crises e em intervenção de socorro humanitário, composta por 28 membros, entre médicos, enfermeiras, farmacêuticos, anunciou a embaixada do Japão em Maputo.

Além dos peritos, Tóquio forneceu "bens de socorro de emergência humanitária", uma contribuição "dada à luz da perspetiva humanitária e das estreitas relações existentes entre o Japão e Moçambique".

Pelo menos493 pessoas morreram em Moçambique após a passagem do ciclone Idai, há duas semanas, e das cheias que se seguiram.

O último balanço, apresentado pelas autoridades, aponta ainda para 1.523 feridos e 839.748 pessoas afetadas pelo desastre natural de 14 de março.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela