Secções
Entrar

Hospital de Santa Maria tem 60 doentes internados em cuidados intensivos

05 de fevereiro de 2021 às 20:44

Os restantes 35 doentes com covid-19 "estão internados em enfermaria e nas urgências, a aguardar para subir para os pisos".

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tem 395 doentes com covid-19, dos quais 60 estão internados em cuidados intensivos, disse hoje à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar.

"Os restantes doentes [335] estão internados em enfermaria e nas urgências, a aguardar para subir para os pisos", indicou à Lusa Daniel Ferro.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que integra o Hospital de Santa Maria, adiantou que a média de doentes internados diariamente naquela unidade é de 25 e, "cada vez mais, de escalões etários mais baixos".

"A noção que temos nesta segunda fase é que têm sido assistidas pessoas nos escalões etários mais baixos e, de um modo geral, a gravidade também é maior", salientou.

Questionado pela Lusa sobre a eventual falta de camas e de meios o administrador apontou para a "enorme pressão" a que o Santa Maria está sujeito, com a chegada diária de muitos doentes, sublinhando que a unidade hospitalar "está no limite".

"Somos neste momento o hospital que tem mais doentes. Temos recebido doentes de outros hospitais que, por vezes, suspendem a receção de doentes na urgência. Tudo isso faz com que a pressão seja grande e que, à medida que as necessidades existem, vamos abrindo enfermarias e é o que temos feito e é o que faremos nesta altura", assegurou.

Apesar desta situação "limite", Daniel Ferro apelou à tranquilidade dos portugueses e garantiu que "até agora ninguém deixou de ser tratado e de receber os cuidados de que necessita", dada a "qualidade e o profissionalismo dos profissionais de saúde".

"A imagem que temos de passar é de tranquilidade, mas ao mesmo tempo também partilhar o risco de estarmos no limite da capacidade dos serviços de saúde. Os serviços só poderão manter este nível se houver cada vez menos infeções e cada vez menos hospitalizações", alertou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.740 pessoas dos 755.774 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela