Secções
Entrar

Furacão Danielle não passa pelos Açores mas deve provocar chuva e vento

Lusa 08 de setembro de 2022 às 22:22

O IPMA informou que o ciclone tropical Danielle se intensificou, tornando-se novamente num furacão de categoria 1, mas "um pouco mais distante do arquipélago".

O furacão Danielle não vai atravessar os Açores e deve perder as características tropicais, mas um sistema frontal associado pode provocar no arquipélago chuva e vento com rajadas na sexta-feira e no sábado, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica estar previsto que, "nas próximas 72 horas", o furacão "perca as características tropicais, tornando-se numa depressão extratropical com um sistema frontal associado".

A passagem deste sistema frontal nos Açores, na sexta-feira e no sábado, deve "provocar alguma precipitação e vento com rajadas até 60 quilómetros por hora", acrescenta.

De acordo com o IPMA, hoje, às 15:00, o furacão Danielle, de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson, "encontrava-se a 1.475 quilómetros a oés-noroeste (WNW) dos Açores".

"O furacão Danielle irá deslocar-se lentamente para nor-nordeste (NNE), não atravessando o Arquipélago dos Açores", conclui o IPMA.

No domingo, o IPMA informou que o ciclone tropical Danielle se intensificou, tornando-se novamente num furacão de categoria 1, mas "um pouco mais distante do arquipélago".

A escala de Saffir-Simpson é utilizada como medida da intensidade de um furacão e varia de 1 a 5, sendo 5 o mais intenso.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela