Secções
Entrar

França pede aos EUA que deixem a "lei da selva"

22 de julho de 2018 às 20:01

Ministro francês da Economia e Finanças pediu que EUA "respeitem as regras do multilateralismo" e os seus parceiros.

O ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, pediu hoje aos Estados Unidos que "respeitem as regras do multilateralismo" e os seus parceiros, sublinhando que o comércio mundial "não pode basear-se na lei da selva".

1 de 7
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"O comércio mundial não pode basear-se na lei da selva e o aumento unilateral das tarifas é a lei da selva", declarou Le Maire através da sua conta do Twitter, no dia em que participa no encontro de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, em Buenos Aires.

A reunião está a ser marcada pela decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, reforçar a sua política protecionista através da aplicação de tarifas aos seus parceiros comerciais, sobretudo a China.

"Apelamos aos Estados Unidos para que respeitem as regras do multilateralismo e os seus aliados", destacou o titular da pasta das Finanças que teve hoje um encontro bilateral com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin.

"Tive ma boa reunião com o ministro das Finanças francês @BrunoLeMaire. Continuaremos a trabalhar juntos para combater a fuga ao fisco", escreve o representante do governo de Trump no Twitter.

Mnuchin teve também reunião com o titular da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Ángel Gurria, e com homólogos como o britânico Philip Hammond, com quem concordou "promover uma parceira económica que seja benéfica para ambas as nações".

O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici adiantou que as diferenças no que respeita ao comércio se mantêm.

"As tensões comerciais mantêm-se e podem agravar-se", disse o responsável europeu, acrescentando, no entanto, que o encontro não foi "tenso".

No segundo dia desta cimeira, as sessões, à porta fechada, versaram principalmente sobre a tecnologia no sector financeiro, enquanto a do dia anterior se centrou nos "riscos e oportunidades" para a economia global.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela