Secções
Entrar

França lança aplicação de telemóvel para alerta de atentado

08 de junho de 2016 às 08:46

A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente em francês e em inglês, vai enviar alertas "em caso de uma suspeita de ataque" e completa o habitual dispositivo de alertas como as sirenes ou as instruções das forças de segurança

O Governo francês lança, esta quarta-feira, uma nova aplicação para telemóvel para alertar os utilizadores de eventuais ataques terroristas, numa altura de crescentes preocupações de segurança devido ao Euro2016, que arranca na sexta-feira.

 

A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente em francês e em inglês, vai enviar alertas "em caso de uma suspeita de ataque", indicou o Ministério do Interior, e completa o habitual dispositivo de alertas como as sirenes ou as instruções das forças de segurança.

 

Também irá alertar os utilizadores - que têm de concordar em facultar os dados da sua localização - relativamente a "acontecimentos inesperados" como uma ruptura de uma barragem.

 

Os alertas devem surgir em menos de 15 minutos depois de um incidente ter sido confirmado pelas autoridades e serão personalizados de acordo com a exacta localização do utilizador.

 

Os utilizadores da aplicação também vão poder monitorizar os alertas de um total de oito zonas geográficas diferentes, permitindo-lhes ver a situação dos locais onde se encontram familiares e amigos.

 

Segundo o ministério, a aplicação faculta ainda conselhos sobre como devem os utilizadores manter-se em segurança e informações à medida de cada situação em particular.

 

A ideia de criar a aplicação surgiu na sequência dos atentados terroristas em Paris, em Novembro, com o primeiro-ministro, Manuel Valls, a pressionar para que entrasse em funcionamento a tempo do Euro2016.

 

O lançamento surge um dia depois de o Reino Unido ter advertido que os estádios e as fun zones podem ser potenciais alvos para ataques durante o campeonato europeu de futebol.  

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela