Secções
Entrar

FMI aconselha Portugal a estar "vigilante" sobre crise na habitação

Lusa 28 de abril de 2023 às 11:21

O FMI para a Europa aconselha as autoridades de países com problemas de habitação a "estarem vigilantes" sobre os riscos para a estabilidade financeira, propondo soluções no lado da oferta.

O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Europa aconselha as autoridades de países europeus com problemas de habitação, como Portugal, a "estarem vigilantes" sobre os riscos para a estabilidade financeira, propondo soluções no lado da oferta.

Fernando Ferreira/Cofina Media

"Os preços das casas aumentaram bastante em vários países ao longo da última década e isso aconteceu em função das baixas taxas de juro durante um período relativamente longo e, depois, em vários países, tivemos outro impulso durante a pandemia porque as pessoas passaram para o teletrabalho", contextualizou Alfred Kammer, em entrevista a agências de notícias europeias, incluindo a agência Lusa, em Estocolmo.

Confrontado pela Lusa com os atuais problemas de habitação verificados em Portugal, o responsável apontou ser necessário acautelar "os riscos para a estabilidade financeira".

"Os supervisores têm de ser vigilantes e realizar testes de 'stress'", sugeriu Alfred Kammer.

Ainda assim, o diretor do FMI para a Europa salvaguardou que "não se trata apenas de um problema do lado da procura".

"Tem havido na Europa, em muitos países, um problema do lado da oferta e isso tem de ser abordado, independentemente do que estamos a ver na frente dos preços da casa", defendeu.

Segundo Alfred Kammer, este cenário no mercado habitacional "tem sido muito mau para o crescimento porque quando se olha para os jovens, eles não podem se mudar para os centros urbanos porque é muito caro".

"Essa é uma questão mais vasta fora das atuais correções a que estamos a assistir, que muitos governos europeus têm efetivamente de tratar", concluiu.

Em Portugal, o Governo de António Costa já adotou várias medidas para responder à crise da habitação.

O pacote de medidas proposto visa aumentar a oferta de imóveis utilizados para fins de habitação, simplificar os processos de licenciamento, aumentar o número de casas no mercado de arrendamento, combater a especulação e proteger as famílias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela