Secções
Entrar

FC Porto campeão vence Vitória de Guimarães por 1-0

12 de maio de 2018 às 18:05

Marcano fez o único golo da partida. Festa do FC Porto acontecerá nos Aliados.

O FC Porto bateu hoje o seu recorde de pontos na I Liga portuguesa de futebol, ao atingir os 88, após vencer no terreno do Vitória de Guimarães, por 1-0, em partida da 34.ª e última jornada.

Um golo do central espanhol Marcano, num cabeceamento certeiro, aos 69 minutos, permitiu aos 'dragões' materializarem a superioridade evidenciada em Guimarães e ultrapassarem a sua melhor marca anterior, de 2002/03 (86 pontos).

1 de 10
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa


Os novos campeões nacionais igualaram ainda o recorde da competição, estabelecido em 2015/16 pelo Benfica, ao passo que os vimaranenses, com este resultado, mantêm o oitavo posto, com 43 pontos, mas podem ainda ser ultrapassados pelo Boavista, caso os 'axadrezados' vençam hoje na receção ao Belenenses. 

O técnico Sérgio Conceição montou um 'onze' com cinco titulares da vitória por 2-1 sobre o Feirense, na ronda anterior - Marcano, Alex Telles, Herrera, Brahimi e Marega -, e seis novidades, que incluiu o regresso de Felipe, após castigo, e a estreia absoluta do guarda-redes Vaná ao serviço do clube. 

A fase inicial do jogo cumpriu-se sem lances de relevo, apesar da maior tendência atacante dos 'dragões', mas ficou marcada por uma carga policial sobre algum público da equipa da casa, numa altura em adeptos vitorianos e portistas na confluência das bancadas Nascente e Norte trocavam insultos, por volta dos 10 minutos. 

Os vimaranenses, com duas novidades na formação inicial - João Afonso substituiu o castigado Pedro Henrique no eixo da defesa e Rafael Miranda substitui o lesionado Hurtado no 'miolo' -, criaram a primeira ocasião flagrante aos 15 minutos, quando Rafael Martins se isolou pelo corredor central, mas diante de Vaná, atirou ao lado.

 Os 'dragões', porém, mantiveram o ascendente no resto da primeira parte, com Marega a obrigar Miguel Silva a uma defesa apertada para canto, aos 23 minutos, e Marcano a rematar por cima, aos 24, quando a baliza estava deserta, na sequência de um lance disputado entre o guardião vitoriano e Gonçalo Paciência no limite da grande área.

 Novidade no 'onze' portista, Óliver Torres foi um dos elementos mais interventivos na manobra ofensiva da equipa e também tentou o golo num remate ao lado (25 minutos) e, num outro, rasteiro e cruzado, ainda de fora da área, desviado para canto pela luva direita de Miguel Silva (32). 

Apesar de ter surgido nas imediações da área contrária a espaços, o Vitória ainda dispôs de outra situação clara na primeira parte, quando Héldon desmarcou Wakaso, mas o médio, solto no interior da área, rematou fraco para as mãos de Vaná, aos 38 minutos. 

Os pupilos de Sérgio Conceição, no entanto, voltaram à carga em cima do intervalo, num remate de Gonçalo Paciência por cima, aos 44 minutos, e, no arranque da segunda parte, 'empurraram' os vitorianos para a sua área, ameaçando a baliza num remate forte de Maxi Pereira, aos 52), e num cabeceamento de Herrera ao lado, aos 55.

Os vitorianos libertaram-se da pressão adversária e até subiram no terreno, mas foi precisamente numa fase de maior equilíbrio que os 'dragões' se colocaram em vantagem, de bola parada: Alex Telles bateu o livre na esquerda e Marcano respondeu com um cabeceamento ao ângulo superior direito, aos 69 minutos. 

O FC Porto limitou-se praticamente a controlar a vantagem até ao apito final, com os vimaranenses incapazes de ameaçarem a igualdade, e o guarda-redes Fabiano, que não jogava pelos 'dragões' desde 21 de abril de 2015, na derrota por 6-1 contra o Bayern, em Munique, ainda teve tempo de jogar 10 minutos nesta época.

A festa dos campeões nacionais arranca dentro de momentos na Avenida dos Aliados, no Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela