Secções
Entrar

Exames nacionais só vão ser obrigatórios para candidatos ao ensino superior

Lusa 04 de janeiro de 2023 às 21:14

Regras de acesso ao ensino superior deverão manter-se inalteradas este ano, avançou o ministro da Educação.

As regras de acesso ao ensino superior deverão manter-se inalteradas este ano, anunciou hoje o ministro da Educação, sendo os exames nacionais obrigatórios apenas para os alunos que se queiram candidatar ao superior.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

"Não temos a decisão finalíssima, mas não queremos introduzir disrrupção este ano letivo. Não queremos uma situação diferente dos outros anos, mas muito brevemente, com os meus colegas do ensino superior, iremos anunciar", afirmou João Costa, durante a audição parlamentar na comissão de Educação e Ciência.

Segundo o ministro, já foram auscultadas a Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), assim como as entidades que representam as universidades e os institutos politécnicos (CRUP e CCISP) e "o processo está agora a terminar".

"A nossa ideia é tentar que haja uma distinção entre ensino secundário e acesso ao ensino superior", avançou o ministro, referindo-se ao modelo que está em vigor desde a pandemia, em 2020, quando caiu a obrigatoriedade de realização de exames nacionais para ter o grau correspondente ao ensino secundário.

Desde então, apenas aos alunos que queriam prosseguir os estudos para o ensino superior eram exigidas as provas nacionais definidas pelas instituições às quais queriam concorrer.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela