Estado financiou ensino privado com 4,4 mil milhões de euros em 16 anos
O orçamento do Estado financiou o ensino básico e secundário privado com 4,4 mil milhões de euros. No Porto, milhares manifestam-se pela manutenção destes contratos de associação
Segundo uma análise do economista Eugénio Rosa, hoje divulgada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Estado financiou o ensino básico e secundário privado com 4,4 mil milhões de euros, nos últimos dezasseis anos.
Analisando dados dos relatórios do Orçamento do Estado desde 2001 a 2016, o economista mostra que as transferências para o ensino privado e cooperativo andaram, por ano, entre os 240 milhões de euros e os 362 milhões de euros.
No quadro da análise de Eugénio Rosa, que a agência Lusa consultou, 2010 é o ano com maior verba transferida para o ensino básico e secundário privado e cooperativo, com um montante de 362 milhões de euros.
Entretantp, milhares de pessoas concentraram-se na Avenida 25 de Abril, no Porto, no âmbito de uma manifestação contra o fim dos contratos de associação nas escolas privadas, na qual a organização espera 10.000 participantes.
Os manifestantes vão organizar um logótipo humano a representar o número 25.000, verba "que é poupada ao Estado por turma", afirmou à Lusa, Manuel Bento, do núcleo agregador Defesa da Escola Ponto.
Com bombos, apitos e buzinas, os manifestantes mostram cartazes em defesa dos contratos de associação.
Edições do Dia
Boas leituras!