Secções
Entrar

Espanha: Está garantido que não há eleições no Natal

20 de outubro de 2016 às 17:35

O texto aprovado reduz ainda para metade o limite máximo de despesas que cada partido político pode fazer durante a campanha

O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid uma reforma eleitoral para evitar que umas hipotéticas terceiras eleições legislativas tenham lugar no Dia de Natal, no caso de fracassar a actual tentativa de investidura de Mariano Rajoy.

Partido Popular (PP, direita), Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e Cidadãos (C´s, centro) aprovaram a alteração da lei eleitoral que reduz de 54 para 47 dias o prazo entre a convocação de eleições e o dia de ida às urnas, com a campanha eleitoral a ser reduzida de 15 para 8 dias.

O texto aprovado reduz ainda para metade o limite máximo de despesas que cada partido político pode fazer durante a campanha, e reduz em 30% as subvenções que recebem as candidaturas pelos votos e lugares obtidos.

A reforma tinha de ser aprovada antes do fim deste mês e faz-se apesar de, neste momento, ser mais provável a formação de um novo governo.

O PSOE reúne este domingo o seu Comité Federal, o órgão mais importante entre congressos, para tentar chegar a acordo para que os seus deputados permitam, através da sua abstenção, a investidura de um novo Governo liderado por Mariano Rajoy, líder do PP e presidente do executivo de gestão desde 20 de Dezembro de 2015.

Desde esse dia que os quatro partidos mais importantes em Espanha (PP, PSOE, a coligação de esquerda Unidos Podemos e Cidadãos) não conseguem chegar a acordo sobre a formação de um novo Governo, e isto apesar dos espanhóis terem ido às urnas uma segunda vez, em 26 de Junho.

No caso de um novo Governo não entrar em funções até ao fim deste mês, o rei Felipe VI terá de dissolver o Congresso dos Deputados (parlamento) e marcar eleições que com a reforma eleitoral seriam a 18 de Dezembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela