Secções
Entrar

Espanha aumenta imposto sobre as empresas para evitar sanções

12 de julho de 2016 às 14:33

O governo espanhol vai apresentar medidas adicionais para cumprir a meta do défice em 2017. Entre as propostas, divulgadas horas depois do parecer da reunião do Ecofin, consta um aumento do imposto sobre empresas

O governo espanhol pretende evitar as sanções e vai apresentar medidas adicionais para cumprir a meta do défice em 2017. Entre as propostas, divulgadas horas depois do parecer da reunião do Ecofin, consta um aumento do imposto sobre empresas, anunciou o ministro da Economia, Luis de Guindos.

"Vamos propor uma medida para o imposto sobre empresas (…), uma medida forte" para conseguir uma receita adicional de 6 mil milhões de euros, declarou, numa conferência de imprensa em Bruxelas, ao apresentar os seus argumentos para evitar uma multa da Comissão Europeia.

Luis de Guindos indicou que esta medida – que não pode ser aprovada pelo actual Governo em funções – será acompanhada de uma poupança de 1.500 milhões de euros no pagamento de juros e de uma melhoria na luta contra a fraude fiscal, que poderá render mil milhões de euros adicionais.

As declarações do ministro espanhol foram feitas após o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) ter decidido que Portugal e Espanha irão ser alvo de sanções por não terem adoptado "medidas eficazes" para corrigirem os défices excessivos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela