Espanha aumenta imposto sobre as empresas para evitar sanções
O governo espanhol vai apresentar medidas adicionais para cumprir a meta do défice em 2017. Entre as propostas, divulgadas horas depois do parecer da reunião do Ecofin, consta um aumento do imposto sobre empresas
O governo espanhol pretende evitar as sanções e vai apresentar medidas adicionais para cumprir a meta do défice em 2017. Entre as propostas, divulgadas horas depois do parecer da reunião do Ecofin, consta um aumento do imposto sobre empresas, anunciou o ministro da Economia, Luis de Guindos.
"Vamos propor uma medida para o imposto sobre empresas (…), uma medida forte" para conseguir uma receita adicional de 6 mil milhões de euros, declarou, numa conferência de imprensa em Bruxelas, ao apresentar os seus argumentos para evitar uma multa da Comissão Europeia.
Luis de Guindos indicou que esta medida – que não pode ser aprovada pelo actual Governo em funções – será acompanhada de uma poupança de 1.500 milhões de euros no pagamento de juros e de uma melhoria na luta contra a fraude fiscal, que poderá render mil milhões de euros adicionais.
As declarações do ministro espanhol foram feitas após o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) ter decidido que Portugal e Espanha irão ser alvo de sanções por não terem adoptado "medidas eficazes" para corrigirem os défices excessivos.
Edições do Dia
Boas leituras!