Secções
Entrar

Eslovénia vai reduzir entradas de refugiados após decisão da Áustria

18 de fevereiro de 2016 às 09:14

Liubliana anunciou que intensificará o controlo da sua fronteira com a Croácia para reduzir a entrada de refugiados, após Viena ter comunicado que a partir de dia 19 só aceitará 3.280 pessoas por dia

A Eslovénia anunciou que intensificará o controlo da sua fronteira com a Croácia para reduzir a entrada de refugiados, após a Áustria ter comunicado que a partir de sexta-feira aceitará no máximo 3.280 pessoas por dia.

O objectivo é diminuir o número de pessoas na rota migratória e tornar assim possível que "tenham acesso a protecção internacional aqueles que realmente necessitam", referiu a ministra do Interior eslovena, Vesna Györkos Znidar, citada pela agência de notícias STA.


A ministra explicou que os controlos mais rigorosos se farão em coordenação e conforme os que forem realizados na vizinha Áustria.

A governante alegou que, depois de a Áustria ter limitado a entrada de refugiados, a Eslovénia deverá fazer o mesmo para não se converter numa "bolsa" de acumulação de refugiados que querem passar em direcção aos países ricos da União Europeia, mas que não podem fazê-lo.


Györkos Znidar admitiu que as novas limitações podem levar a tentativas descontroladas de passagem das fronteiras e, para impedir que tal aconteça, o Governo esloveno propõe uma alteração à lei adoptada no ano passado que permite o recurso ao exército para controlar a fronteira, de forma a alargar esta permissão à polícia.

Desde meados de Outubro último, passaram pela Eslovénia mais de 460.000 refugiados, em alguns períodos a um ritmo de 10.000 pessoas por dia. Todos tinham como destino a Alemanha, Áustria ou algum país da Escandinávia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela