Secções
Entrar

Duas pessoas mortas em incêndio na Amadora

09 de março de 2016 às 11:42

Casa estava cheia de lixo e o fogo terá sido provocado por uma vela

O incêndio que vitimou, hoje de madrugada, um homem, de 74 anos, e uma mulher, com 73, numa casa na Cova da Moura, pode ter sido originado por uma vela, admitiu o comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

"Provavelmente foi uma vela, porque a casa tinha lixo até ao teto e não tinha eletricidade, portanto, aquilo foi uma vela que ficou para ali", disse à Lusa o comandante Mário Conde.

O fogo na casa de piso térreo na Rua das Hortas, no centro do bairro da Cova da Moura, deflagrou pelas 04:05 e provocou a morte aos dois moradores, que foram retirados inconscientes da habitação e assistidos no local por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

"A extinção [do fogo] foi rápida, o rescaldo é que foi mais complexo devido ao que a habitação tinha lá dentro", descreveu o comandante dos bombeiros, acrescentando que o sinistro foi extinto em cerca de meia hora.

Mário Conde apontou que "havia meio metro entre o tecto e o lixo", sublinhando a enorme quantidade de resíduos, sacos, roupas e objectos e lixo que se encontravam no interior da habitação.

Um vizinho que morava ao lado da casa também sofreu ferimentos ligeiros, "por intoxicação de fumos, mas foi assistido no local e não foi preciso ir ao hospital", adiantou.

Segundo Mário Conde, as principais dificuldades no combate ao sinistro derivaram dos "efeitos da combustão, dos fumos, porque labareda não houve muita" e "o fogo foi extinto sem grande dificuldade, o grande problema foi o acesso à habitação".

"Aquela situação não estava identificada pela assistente social. O filho sabia, mas a nível de instituições ninguém sabia de nada", adiantou o comandante dos bombeiros, em relação à situação de acumulação de objetos no interior da residência.

Os bombeiros da Amadora deslocaram para o combate ao fogo seis viaturas e 18 voluntários e no local estiveram ainda elementos do INEM, do Serviço Municipal de Proteção Civil, da PSP e da Polícia Judiciária, para investigar as causas do incêndio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela