Secções
Entrar

Doyen diz que Sporting está obrigado a pagar 20 milhões de euros

15 de dezembro de 2016 às 20:40

"Leões" anunciaram, esta quinta-feira, que o tribunal rejeitou o recurso apresentado pelo Sporting contra a empresa de fundos. O clube de Alvalade fala em 12 milhões mais juros, Doyen diz que são 20

A Doyen Sports considerou que a decisão do Tribunal Federal da Suíça em condenar o Sporting a pagar uma verba total de "20 milhões de euros" se trata de repor a justiça e de uma "vitória moral". "Acima de tudo, consideramos esta uma vitória moral. Mesmo assim, não duvido de que quem gere o clube continuará com a mesma 'lenga-lenga' fantasiosa, no sentido de justificar a política recorrente de não respeitar os compromissos assumidos pelo clube, usando todos os malabarismos possíveis a fim de retardar o inevitável", refere Nélio Lucas, director executivo da empresa, em comunicado.

Os "leões" anunciaram, esta quinta-feira, que o tribunal rejeitou o recurso apresentado pelo Sporting contra a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto (2015), que tinha condenado o Sporting a pagar 12 milhões de euros à Doyen, que detinha parte dos direitos do argentino Marcos Rojo, transferido para o Manchester United por 20 milhões de euros. 

O Sporting falou no pagamento de 12 milhões de euros mais juros e garantiu que esse valor não coloca em causa a estabilidade "leonina". Porém, a empresa apresenta outros valores. "A compensação devida à Doyen Sports ascende actualmente a 20 milhões de euros, sendo que a estes valores continuarão a somar-se juros de mora de cinco por cento, até que o pagamento seja efectivamente liquidado. O Sporting vê-se assim obrigado a pagar um valor total de cerca 18 milhões, numa decisão que já não é passível de recurso", disse a empresa.


A Doyen recorda que o Sporting deve pagar "cerca de 13,5 milhões, incluindo custos jurídicos e juros" e que a este valor se juntam "mais 4,5 milhões já pagos em Setembro de 2014": a estes valores, junta-se ainda um montante aproximado de 2,1 milhões relativos ao jogador Zakaria Labyad.

"O seu legado [Bruno Carvalho] será de agravar as consequências que inevitavelmente o Sporting tem que suportar. Desde Agosto de 2014 que tanto a Doyen Sports como a minha pessoa são alvos de repetidos insultos por parte do presidente do clube. Acusaram-nos de tudo e mais uma coisa, inclusive de falta de transparência", criticou Nélio Lucas.

A decisão do TAS de 2015, agora validada pelo tribunal suíço, confirmou a validade dos contratos assinados entre o Sporting e a Doyen Sports. Caem assim por terra as pretensões do Sporting de que a justiça civil daria razão ao clube, assim como o menosprezo do seu presidente pelo TAS e pelo seu conhecimento dos contratos no sector do futebol", escreveu a empresa.

Nélio Lucas desafia agora Bruno de Carvalho "a que autorize, finalmente, a publicação do acórdão do TAS, que sempre rejeitou por razões óbvias". "Peço-lhe que explique aos sócios a verdadeira factura deste caso, que poderia ter sido proveitoso para o Sporting, segundo o acordo proposto ao clube na altura. Por causa deste caso e das mirabolantes invenções sobre ele, tanto eu como a minha família fomos gravemente ameaçados. Espero que este seja agora um capítulo encerrado", concluiu.

Em 2014, o clube lisboeta e a Doyen, que investiu três milhões e era detentora de 75% dos direitos económicos do defesa internacional argentino, entraram em conflito, a propósito da proposta do Manchester United para a transferência de Rojo.

Dias antes da mudança do defesa para Old Trafford, o Sporting rescindiu unilateralmente os contratos que tinha com o fundo de investimento relativos a Rojo e também ao marroquino Labyad, alegando justa causa.

Com esta decisão, o clube de Alvalade restituiu à Doyen os três milhões de euros que o fundo tinha investido no jogador e pagou quatro milhões ao Spartak Moscovo, clube em que Rojo tinha actuado antes de ingressar em Alvalade e que tinha direito a uma percentagem numa futura transferência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela