Secções
Entrar

Dirigentes políticos e empresariais andaluzes querem comboio de alta velocidade até Faro

03 de junho de 2021 às 17:57

Esta semana foi entregue um manifesto que "significa sublinhar o empenho ativo na realização de um projeto chave para o crescimento, progresso e atração de investimentos".

Dirigentes políticos e empresariais de Sevilha e Huelva apoiaram esta semana um manifesto onde instam o Governo da Andaluzia a "impulsionar" a ligação em comboio de alta-velocidade entre estas duas cidades espanholas e Faro, no Algarve.

O documento "insta o Governo Regional da Andaluzia [...] a promover a ligação de alta velocidade entre Sevilha-Huelva-Faro, procurando financiamento nos fundos FEDER do período operacional que agora se inicia, o que permitirá elevar os níveis de rendimento anteriores numa área com elevado potencial de desenvolvimento que é condicionada pela falta de redes ferroviárias para assegurar a sua intercomunicação".

Os presidentes de câmara de Sevilha e de Huelva assinaram na última terça-feira o manifesto promovido pela Câmara Oficial do Comércio, Indústria, Serviços e Navegação de Huelva.

O documento recebeu ainda o apoio da Federação de Empresários de Huelva, a Confederação de Empresários de Sevilha, o Conselho Andaluz de Câmaras de Comércio, a Confederação Andaluza de Empresários e do Centro Empresarial da Região do Algarve (NERA), disse à agência Lusa fonte da Câmara do Comércio de Huelva.

O presidente da Câmara de Huelva, Gabriel Cruz, qualificou na altura de "histórica" a assinatura do manifesto, porque "significa sublinhar o empenho ativo na realização de um projeto chave para o crescimento, progresso e atração de investimentos".

"Estou certo de que o presidente da Junta [Governo] da Andaluzia nos acompanhará neste caminho, e o Governo de Espanha também, apoiando um projeto de desenvolvimento e progresso de Huelva, Andaluzia e Espanha", disse o presidente da câmara, acrescentando esperar que ao projeto também se junte "em breve" o autarca de Faro.

Por seu lado, o presidente do município de Sevilha, Juan Espadas, salientou que "os fundos europeus permitirão um grande investimento público em infraestruturas essenciais para o desenvolvimento e recuperação económica.

"Uma destas infraestruturas estratégicas é a ligação do AVE [comboio de alta velocidade] Sevilha-Huelva-Faro, que é um projeto chave para a ligação das três cidades que têm interesses comuns, dois aeroportos importantes como Faro e Sevilha, para o setor empresarial da Andaluzia e Portugal, para novos projetos de desenvolvimento industrial e inovação tecnológica e para a nossa estratégia turística", afirmou.

A ligação ferroviária de alta velocidade que atualmente liga Madrid a Sevilha foi a primeira a ser construída em Espanha, na altura para servir a Exposição Universal de Sevilha de 1992.

A proposta dos dirigentes políticos e empresariais andaluzes iria significar o prolongamento dessa linha até Faro, com passagem por Huelva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela