Secções
Entrar

Dilma "estarrecida" com previsões do FMI sobre economia brasileira

22 de janeiro de 2016 às 19:09

A Presidente brasileira afirmou esta sexta-feira, em Brasília, que está "estarrecia" com as previsões do Fundo Monetário Internacional sobre o cenário económico do país

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou, em Brasília, que está "estarrecia" com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o cenário económico do país.

"Estou estarrecida com o relatório do FMI, a gente sabe que o fundo fala muita coisa", afirmou Dilma Rousseff durante uma reunião do Directório Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que faz parte da base de apoio do governo no Congresso.

O FMI divulgou na terça-feira um relatório com previsões para a economia global em que aumentou de 1% para 3,5%, a estimativa de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2016. O fundo também indicou que o país terá crescimento zero em 2017.


Avaliando factores relevantes no actual cenário, que explicariam as dificuldades da economia mundial, o FMI destacou que os principais seriam a diminuição do crescimento da China, a instabilidade no Oriente Médio e a continuidade da situação crítica no Brasil.

"Ao que ele [FMI] atribuía a situação crítica do Brasil? Não era da economia, eram duas coisas. Instabilidade política e o fato de as investigações quanto à Petrobras terem prazo de duração maior e mais profundo do que eles esperavam", disse Dilma Rousseff.

A presidente brasileira fez questão de dizer que os investimentos voltarão e que o país vai se estabilizar politicamente.

"Em democracia, é absolutamente normal que a oposição e qualquer um critiquem e se manifestem. Não podemos aceitar que as questões essenciais para o país não sejam objecto de uma acção conjunta visando a garantir que nós voltemos a gerar empregos e renda", destacou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela