Secções
Entrar

Didier Seeuws vai liderar negociações entre UE e Reino Unido

26 de junho de 2016 às 15:30

A União Europeia nomeou o diplomata belga para liderar a equipa que vai negociar a saída do Reino Unido da União Europeia

O diplomata belga Didier Seeuws foi nomeado pela União Europeia para dirigir a equipa encarregada de negociar a saída do Reino Unido da UE, indicam a AFP e a EFE, que citam fontes comunitárias não identificadas. Seeuws, de 50 anos, era até agora director dos departamentos do Transporte, Telecomunicações e Energia do Conselho Europeu.

O diplomata belga foi porta-voz do antigo primeiro-ministro liberal belga, Guy Verhofstadt, atualmente deputado europeu, e também chefe de gabinete do compatriota Herman van Rompuy, primeiro presidente permanente do Conselho Europeu, até Novembro de 2014.

O Reino Unido votou na passada quinta-feira a favor de uma saída da União Europeia num referendo não vinculativo, resultado que levou ao anúncio de demissão do chefe do Governo britânico, David Cameron.

O Governo britânico deve agora criar as condições para a aprovação pelo Parlamento britânico da decisão de saída da União Europeia e, em seguida, invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, ou seja a cláusula de retirada voluntária e unilateral da UE, até agora nunca invocada.

As negociações para o abandono da União Europeia podem demorar até dois anos após a notificação formal da intenção de saída por parte do Reino Unido, de acordo com o mesmo artigo, período durante o qual será determinada a natureza da nova relação entre britânicos e europeus.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela