Secções
Entrar

Dark Horse dispensa Neil Gaiman que enfrenta múltiplas acusações de abuso sexual

Lusa 28 de janeiro de 2025 às 07:28

O escritor britânico foi denunciado por oito mulheres com alegações de agressão, abuso e coação.

A Dark Horse Comics, uma das editoras de Neil Gaiman, dispensou o escritor britânico que enfrenta várias acusações de agressão e assédio sexual, enquanto a agência que geria as suas palestras retirou do 'site' o seu nome.

Charles Sykes/Invision/AP

A Dark Horse Comics anunciou na rede social X no passado fim de semana que não iria lançar mais a sua série ilustrada baseada no romance de Gaiman, "Anansi Boys". A sétima das oito edições previstas saiu no início deste mês.

"A Dark Horse leva a sério as acusações contra Neil Gaiman e já não publicamos as suas obras", lê-se no comunicado da Dark Horse, que ainda inclui os livros de Gaiman no seu 'site'.

As alegações contra Gaiman, conhecido porbest-sellerscomo "Coraline e a porta secreta" e a série "The Sandman", surgiram pela primeira vez no verão num podcast da Tortoise Media.

Depois de um longo artigo daNew York Magazine, em janeiro, ter incluído alegações de agressão, abuso e coação de oito mulheres, Gaiman respondeu comuma publicação num blogue, negando qualquer irregularidade.

"Como a maioria de nós, estou a aprender e a tentar fazer o trabalho necessário, e sei que este não é um processo que acontece de um dia para o outro", frisou.

"Ao mesmo tempo, ao refletir sobre o meu passado - e ao rever tudo o que realmente aconteceu, por oposição ao que está a ser alegado - não aceito que tenha havido qualquer abuso", acrescentou.

Gaiman trabalhou com várias editoras ao longo dos anos. Duas destas, a HarperCollins e a W.W. Norton, disseram que não têm planos para lançar os seus livros no futuro. Outros, incluindo a Bloomsbury, não quiseram até agora fazer comentários, noticiou a agência Associated Press (AP).

Gaiman ainda indica a agência Stephen Barclay no seu 'site' como contacto para aparições pessoais, mas o seu nome não aparece na lista de clientes da agência. Barclay não respondeu imediatamente a um pedido de reação.

A Disney parou uma adaptação planeada de "The Graveyard Book", de Gaiman, enquanto a Netflix ainda tem programado lançar uma segunda temporada baseada em "The Sandman".

Neil Gaiman é um dos mais populares e influentes escritores e argumentistas da literatura anglo-saxónica, no universo da fantasia. Tendo trocado o jornalismo pela ficção, publicou romances, contos, livros ilustrados, banda desenhada, argumentos para cinema e televisão.

"Deuses Americanos", "Bons augúrios", coassinado com Terry Pratchett, "A estranha vida de Nobody Owens", "Terra do Nada" e "Stardust" são ainda alguns dos livros da extensa bibliografia de Neil Gaiman.

O autor, que foi embaixador da boa vontade da ONU entre 2017 e 2019, reúne ainda alguns dos mais relevantes prémios literários do género, nomeadamente os prémios Hugo, Nebula e Eisner, além das distinções Newbery e Carnegie, na literatura para crianças e jovens.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela