Secções
Entrar

Coreia do Norte acusa diplomata desertor de violação

20 de agosto de 2016 às 19:00

A Coreia do Norte considerou hoje que o vice-embaixador do país no Reino Unido, que desertou esta semana, é "um criminoso" a quem tinha sido dada ordem de regresso ao país para ser interrogado

Thae Yong-ho, "número dois" da missão norte-coreana em Londres, fugiu para Seul com a mulher e o filho. No passado dia 17 de Agosto, a Coreia do Sul confirmou a deserção do vice-embaixador da Coreia do Norte no Reino Unido. 

Hoje, a agência central de notícias de Pyongyang KCNA noticiou que Thae Yong-Ho desviou grandes somas de dinheiro, violou uma menor e espiou para a Coreia do Sul.

O Reino Unido é criticado por entregar a "escumalha humana" - Thae e a sua família - à Coreia do Sul, afirmando que Pyongyang tinha anteriormente avisado Londres dos seus crimes e pedido a sua extradição.

Esta é a primeira resposta pública da Coreia do Norte à deserção de um alto responsável norte-coreano, o que acaba por fragilizar a diplomacia daquele país.

No início da semana, Seul tinha afirmado que a deserção de Thae reflecte a perda de fé entre a elite da Coreia do Norte sob a liderança de Kim Jong-Un.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela