Secções
Entrar

Consagração de Gustavo Veloso em dia de vitória italiana

09 de agosto de 2015 às 23:00

Em dia de festa no centro da capital, o galego festejou o triunfo. Italiano Matteo Malucelli venceu a última etapa.

O espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) foi consagrado este domingo como o vencedor da Volta a Portugal em bicicleta pela segunda vez consecutiva, depois de concluída a décima e última etapa, em Lisboa, ganha pelo italiano Matteo Malucelli (Idea 2010 ASD).

O galego, de 35 anos, repetiu o triunfo de 2014 e partilha o pódio final da 77.ª edição com dois corredores da Efapel, o português Joni Brandão e o seu compatriota Alejandro Marque, vencedor da Volta em 2013.
Na tirada de consagração, que ligou Vila Franca de Xira a Lisboa, na distância de 132,5 quilómetros, Malucelli triunfou em 3:33.27 horas, depois de se impor no sprint final ao colega e também italiano Davide Vigano e ao espanhol Eduard Prades (Caja Rural). Gustavo Veloso terminou no seio do pelotão, com o mesmo tempo do vencedor.

Conquistando a camisola amarela na segunda tirada, na Serra do Larouco, onde a vitória coube ao colega Delio Fernández, Gustavo Veloso completou os 1.550,7 quilómetros da Volta a Portugal em 40:00.39, com 2.12 minutos de vantagem sobre Brandão e 2.19 face a Marque.

Com triunfos em duas etapas - a sexta, beneficiando da desclassificação de José Gonçalves, e nona, um decisivo contra-relógio - o galego nascido e Vilagarcía de Arosa (Pontevedra) deu a terceira vitória seguida à equipa de Sobrado, Valongo, após a sua no ano passado e a de Marque.

Veloso, que já era o 16.º estrangeiro a ganhar a prova e o quinto espanhol, depois de Marque (2013), David Blanco (2012, 2010, 2009, 2008 e 2006), Xavier Tondo (2007) e Jesus Manzaneque (1973), protagonizou a 20.ª vitória forasteira, desde que o belga Tony Hubrecht se tornou o primeiro estrangeiro a vencer, em 1967.

Ao mesmo tempo tornou-se o segundo não português a repetir triunfo, algo que apenas tinha sido conseguido por David Blanco, recordista de vitórias na Volta a Portugal.

Gustavo Veloso foi ainda o vencedor da classificação por pontos, enquanto o prémio da montanha foi conquistado por Bruno Silva, Por (LA-Antarte) e o russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinx), 15.º da geral, foi o melhor jovem desta edição.
Este ano, a W52-Quinta da Lixa acumulou também a vitória por equipas, sucedendo à Efapel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela