Secções
Entrar

Comissão Contra Discriminação abre processo contra deputado David Ribeiro

30 de agosto de 2018 às 18:58

Numa publicação no Facebook, o deputado eleito por Rui Moreira no Porto escreveu que há necessidade de "encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos".

A Comissão Contra a Discriminação Racial instaurou um processo de contra-ordenação contra o deputado municipal do Porto David Ribeiro por "indícios de discriminação" numa publicação sua numa rede social, segundo documento a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira.

1 de 3
Foto: MANUEL ARAÚJO/LUSA
Foto: Lusa

No ofício enviado ao SOS Racismo, que denunciou o caso, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial informa que "instaurou processo de contra-ordenação para averiguação dos factos por indícios de discriminação em razão étnica e da nacionalidade na forma de assédio".

Em causa estão as publicações do deputado municipal eleito pelo movimento Rui Moreira - Porto, o nosso partido, no Facebook, no qual a 22 de Julho escreveu um texto com o título "Ciganos romenos no Porto".

A publicação fazia referência a "um grupo de 20 a 30 romenos, maioritariamente mulheres e jovens" que, apontava o deputado, "criaram um autêntico martírio aos residentes e comerciantes da zona", sendo descritos problemas com lixo depositado e furtos em supermercados.

Em comunicado, O SOS Racismo "congratula-se com esta decisão [da Comissão contra a Discriminação Racial] e espera que o processo de contra-ordenação cumpra os seus trâmites legais, com a celeridade que a gravidade do caso implica".

Na sequência desta decisão, a associação volta ainda "a solicitar aos deputados e deputadas da Assembleia Municipal do Porto e ao movimento "Rui Moreira - Porto, o nosso partido" que tomem uma posição pública sobre o sucedido, informando se se revêm nas palavras e teor das mensagens que deram origem ao referido processo de contra-ordenação".

A Lusa tentou contactar o deputado municipal David Ribeiro bem como o movimento pelo qual foi eleito, mas sem sucesso.

Na publicação de David Ribeiro que foi posteriormente eliminada, lia-se: "Não, não sou racista nem xenófobo, mas sou declaradamente contra quem recusa qualquer tipo de ajuda social e prefere continuar a viver da mendicidade e do pequeno furto e continuar a dormir em jardins públicos conspurcando os terrenos que são de todos nós (...). Qual é a solução? Não sei se alguém sabe, mas há que reflectir sobre a situação e encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos".

À data, o SOS Racismo criticou as "graves mensagens racistas e xenófobas" de David Ribeiro, por alegadamente chamar "energúmenos" e "ciganos romenos" a um "grupo de cidadãos" e apresentou várias queixas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela