Secções
Entrar

Cientistas descobrem injecção que trata tumores digestivos

23 de outubro de 2018 às 12:25

Equipa de cientistas franceses conseguiu tratar tumores digestivos com sucesso, através de uma injecção local, e agora vai estender os testes a humanos.

Uma equipa de cientistas franceses conseguiu tratar tumores digestivos pós-cirúrgicos num porco com sucesso, através de uma injecção local, e agora vai estender os testes aos seres humanos, divulgou hoje o Centro Nacional de Pesquisa Científica de França.

"O estudo revela que a injecção local em forma de gel nas bolhas fecha os tumores digestivos em 100% dos casos", explicou, em comunicado, o Centro Nacional de Pesquisa Científica de França (CNRS).

Este método de inserção é o "mais simples, mais seguro e mais eficaz" do que os actuais, assegurou.

De acordo com o CNRS, essas bolhas são partículas membranosas que são libertadas por células que têm múltiplas propriedades terapêuticas e contribuem para combater doenças como a de Crohn.

"As bolhas não se dividem e limitam o risco de desenvolver cancro, além disso, já demonstraram o seu potencial terapêutico em animais, na regeneração de danos no coração, fígado ou rim ", disse um investigador.

Os testes foram realizados num animal suíno no Laboratório de Materiais e Sistemas Complexos do CNRS e na Universidade Paris Diderot, no departamento digestivo do Hospital Europeu Georges Pompidou, na capital francesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela