Secções
Entrar

China: Nova lei para taxar poluição não inclui emissão de CO2

26 de dezembro de 2016 às 12:18

A lei, a primeira que inclui impostos ambientais, foi aprovada poucos dias após mais de 20 cidades do norte da China terem decretado um alerta máximo por poluição

A lei, a primeira que inclui impostos ambientais, foi aprovada poucos dias após mais de 20 cidades do norte da China terem decretado um alerta máximo por poluição.

A China aprovou uma lei para taxar a poluição que ignora o dióxido de carbono, um dos maiores contribuidores para o aquecimento global, segundo informação difundida através dosite do órgão legislativo máximo do país.


A Assembleia Nacional Popular aprovou a lei, a primeira que inclui impostos ambientais, no domingo, poucos dias após mais de 20 cidades do norte da China terem decretado um alerta máximo por poluição.

Segundo a normativa, que entra em vigor em 1 de Janeiro de 2018, as empresas serão taxadas por produzirem poluição atmosférica, sonora e da água, refere o documento.


Mas o dióxido de carbono não faz parte da lista, que inclui poluentes como o dióxido de enxofre e sulfito, taxados por valores entre 16 cêntimos do euro e 19 cêntimos do euro por unidade, respectivamente.

A lei prevê ainda um imposto mensal entre 48 e 1.543 euros por poluição sonora.

Segunda maior economia mundial e país mais populoso do planeta, a China é também o maior emissor de gases com efeito de estufa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela