Secções
Entrar

Chile: toneladas de animais mortos dão à costa

04 de maio de 2016 às 08:27

As praias estão repletas de baleias, sardinhas e salmões mortos devido a um fenómeno meteorológico

Baleias, sardinhas e salmões mortos têm vindo a dar à costa nas praias do Chile, um fenómeno que está a ser atribuído aos efeitos meteorológicos causados pelo El Niño.

No ano passado, mais de 300 baleias mortas surgiram em baías remotas da costa sul do Chile, naquela que foi a primeira de uma série de descobertas de animais mortos.

No início do ano, um aumento acentuado de algas na água sufocou 40.000 toneladas de salmão na região Los Lagos, 12% da produção anual de salmão do Chile, o segundo maior produtor deste tipo de peixe depois da Noruega.

Este mês, cerca de 8.000 toneladas de sardinhas mortas surgiram na foz do rio Queule, e milhares de amêijoas mortas amontoaram-se nas costas da ilha Chiloe.

As autoridades culparam a "maré vermelha" de algas e proibiram a pesca da zona afectada, deixando milhares de pescadores sem emprego.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela