Secções
Entrar

CGD: Jerónimo de Sousa exige entrega de declarações

20 de novembro de 2016 às 17:49

"É preciso transparência, é preciso cumprir uma obrigação legal, entreguem a declaração dos seus rendimentos", defendeu líder do PCP

O secretário-geral do PCP exigiu hoje a entrega das declarações de rendimentos pelos administradores da Caixa Geral de Depósitos, argumentando que "é a melhor forma de acabar" com a campanha da direita para "destabilizar a recapitalização" do banco.

"É preciso transparência, é preciso cumprir uma obrigação legal, entreguem a declaração dos seus rendimentos. É a melhor forma de acabar esta campanha que a direita está a promover. PSD e CDS não estão nada preocupados com a transparência, não estão nada preocupados com a clareza deste processo", afirmou Jerónimo de Sousa.

Numa intervenção num almoço em Ota, no concelho de Alenquer, o líder comunista recordou que o ex-primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, "admitia perfeitamente a privatização da Caixa Geral de Depósitos" e "aproveita este processo para destabilizar o processo de recapitalização".

"Resolva-se isto o mais depressa possível, em nome da defesa da Caixa Geral de Depósitos pública, ao serviço da economia nacional, ao serviço das pequenas e médias empresas", afirmou.

Jerónimo introduziu este tema na sua intervenção considerando que "não se admite este arrastamento desta situação dos administradores da Caixa".

"Aqui não há figuras de primeira e de segunda, todos têm de cumprir a lei, todos têm a obrigação, designadamente, responsáveis de altos cargos públicos, de apresentar os seus rendimentos e património no Tribunal Constitucional. Não há dúvida", declarou, sublinhando que todos os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos o fazem.

"Porque é que os administradores da Caixa deviam ser excepcionados?", questionou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela