Secções
Entrar

Cavaco Silva: Deixem o Governo governar, depois analisem e julguem

Lusa 18 de abril de 2024 às 21:22

Antigo Presidente da República esteve na apresentação do livro do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva pediu hoje que se deixe o atual executivo minoritário PSD/CDS governar e se analise posteriormente o que este fez em comparação com as promessas da campanha eleitoral.

Vítor Chi

O antigo chefe de Estado e ex-líder do PSD falava aos jornalistas à margem da apresentação do livro do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, intitulado "Liderar com as pessoas", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Interrogado sobre se o atual governo pode beneficiar da leitura do livro, Cavaco Silva respondeu: "Eu já disse noutra ocasião que não fazia comentários sobre um governo que está apenas há seis dias, desde o passado sábado, em plenitude de funções".

"Deixem-no governar. Depois analisem e julguem. Depois vejam aquilo que ele fez em comparação com as promessas feitas na campanha eleitoral e em relação ao comportamento da oposição", defendeu.

Cavaco Silva foi ainda questionado sobre como vê o recente posicionamento do anterior primeiro-ministro social-democrata Pedro Passos Coelho.

"Sobre o doutor Passos Coelho, eu escrevi em detalhe nas minhas memórias o contributo decisivo que ele deu como primeiro-ministro para retirar Portugal da bancarrota, que tinha sido colocado nessa posição por um governo socialista. Em relação a tudo o resto, eu não li livros, eu não ouvi o que foi dito, e não é o meu hábito fazer comentários apenas com base nos títulos da comunicação social", respondeu.

O antigo Presidente da República começou por dizer que já leu o livro do engenheiro Carlos Moedas, deixando-lhe elogios.

"É um livro muito interessante sobre a resolução dos problemas das pessoas, os problemas concretos e não sobre táticas políticas. E devo dizer que aprendi bastante sobre a cidade de Lisboa. Melhorei os meus conhecimentos sobre o que tem sido feito na cidade de Lisboa, é por isso que estou aqui", afirmou.

A apresentação do livro de Carlos Moedas decorreu perante uma sala cheia com várias figuras da política nacional, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a antiga líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, o fundador social-democrata e ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, atuais ministros como António Leitão Amaro, Nuno Melo, Miguel Pinto Luz, Pedro Reis ou Margarida Balseiro Lopes e ainda figuras como o patriarca de Lisboa, Rui Valério, o músico e compositor Rui Massena (que tocou uma obra ao vivo) ou os artistas Tony Carreira e Luís Represas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela